Guapo, cão do Corpo de Bombeiros que atuou na tragédia de Brumadinho e nas enchentes do RS, morre aos 11 anos
29 de julho de 2025

Faleceu o cão da raça labrador retriever Guapo, companheiro fiel do sargento Alex Sandro Teixeira Brum e membro honorário do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria. Uma homenagem foi realizada nesta segunda-feira (28) ao herói de quatro patas, que nasceu em 14 de abril de 2014 e dedicou sua vida a salvar pessoas e apoiar operações de resgate em diversas situações críticas.
Entre suas missões de destaque estão as buscas em Brumadinho, em 2019, o atendimento às vítimas das chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2022, e operações no Vale do Taquari, em função das enchentes em 2023 e 2024.
Além disso, ele participou de projetos de cinoterapia junto ao Hospital Universitário da UFSM e visitou escolas para levar conforto e alegria às crianças.
Guapo recebeu diversas honrarias, incluindo moções de congratulação nas Câmaras Municipais de Itaqui, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar e Santa Maria, além da medalha da Defesa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2019.
O 4º Batalhão de Bombeiro Militar informou que houve cortejo fúnebre nesta segunda com saída do hospital veterinário da UFSM até a sede do Corpo de Bombeiros, onde ocorreu a formatura de despedida para o Guapo.
O cão se aposentou em julho do ano passado. A partir daí, passou a viver com o parceiro e tutor, sargento Brum, como parte da família. Os dois formaram um binômio (parceria e cooperação entre um ser humano e um cão) desde que Guapo deu os primeiros passos no Corpo de Bombeiros Militar do RS, ainda filhote.
Homenagens
O corpo de bombeiros do Rio Grande do Sul, o 4º BBM, a equipe de Cinoterapia da UFSM e até o governador Eduardo Leite prestaram homenagens ao Guapo nas redes sociais.
O 4º BBM agradeceu a todos que cuidaram do Guapo:
“O CBMRS agradece a todos que trataram, lavaram, cuidaram e até no momento mais difícil que foi a cirurgia, não desistiram desse guerreiro que sempre superou desafios! Guapo, muito obrigado por ter feito parte da família do 4º BBM e por ter trazido conforto para muitas famílias pelos pagos que passou!”
O Corpo de Bombeiros do Estado destacou a nobre missão cumprida pelo cão e seu legado:
“Guapo foi homenageado com medalhas e moções por sua bravura e dedicação, mas, acima de tudo, será lembrado pelo amor que espalhou e pela esperança que trouxe a tantas famílias. Fica aqui a homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para o Bombeiro Guapo (cão de busca e salvamento) que cumpriu a nobre missão de salvar vidas.”
“Mais do que um animal de apoio, Guapo foi um verdadeiro companheiro de trabalho, que acolheu com o olhar, transmitiu afeto com a presença e ofereceu conforto silencioso a quem mais precisava. Sua atuação foi essencial em inúmeros encontros terapêuticos, deixando marcas profundas em cada paciente, profissional e estudante que teve o privilégio de conviver com ele”, diz a publicação da equipe de Cinoterapia da UFSM.


O currículo de Guapo
Data de nascimento: 14 de abril de 2014
Lotação: 4º Batalhão de Bombeiro Militar, em Santa Maria
Início das atividades: 1º de novembro de 2015
Área de atuação: busca, salvamento e resgate de pessoas
Treinamento e certificação: Guapo tem certificação estadual de buscas de restos mortais em ambientes urbanos e rurais, obtida junto ao Corpo de Bombeiros Militar do RS
Principais missões das quais participou: apoio à Gendarmeria Nacional da Argentina (2018), Operação Brumadinho (MG) (2019), busca e resgate no incêndio Prédio da Secretaria de Segurança Pública do RS (2021), Operação Petrópolis (RJ) (2022), Operação Vale do Rio Taquari I (enchente de 2023) e Operação Vale do Rio Taquari II (enchente de 2024)
Condecorações e reconhecimentos: medalha da Defesa Civil do Estado do RS em 2019, moção de congratulação de Dilermando de Aguiar, Itaqui e São Pedro do Sul em 2019 e moção de congratulação pela Câmara de Santa Maria em 2022 e, agora, em 2024
Fonte: GZH