Terça-feira, 29 de Julho de 2025

Terça-feira
29 Julho 2025

Tempo agora

Tempo nublado 6
Tempo nublado 12°C | 4°C
Tempo limpo
Qua 30/07 15°C | 3°C
Tempo limpo
Qui 31/07 19°C | 6°C

Passo Fundo lança movimento coletivo para se tornar referência em inovação até 2050

Desenvolvimento

28 de julho de 2025

Passo Fundo lança movimento coletivo para se tornar referência em inovação até 2050
Foto: Divulgação / Secretaria de Inovação da Prefeitura de Passo Fundo

Mais do que um plano de governo ou um conjunto de projetos, Passo Fundo está construindo um verdadeiro movimento de transformação urbana baseado na colaboração, no conhecimento e na cultura da inovação. Batizado de “Passo para o Futuro”, o pacto firmado entre poder público, setor privado, universidades e sociedade civil marca o início de uma jornada de longo prazo que pretende posicionar o município entre as cidades mais inovadoras do Brasil até 2050 — sempre com foco nas pessoas.

Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, a secretária de Inovação, Bárbara Fritzen  destacou que a inovação faz parte do DNA da administração municipal. “Não é uma solução de prateleira, nem um projeto isolado. O que está se consolidando aqui é um movimento estratégico e sinérgico, construído a muitas mãos”.

Um ecossistema com identidade própria

Com forte presença de universidades, centros de pesquisa, empresas com DNA inovador e um parque tecnológico em expansão, Passo Fundo já reúne os principais ingredientes para um ecossistema de inovação maduro. A criação da Lei Municipal de Inovação, resultado de um amplo diagnóstico local, consolidou juridicamente esse ambiente, estabelecendo medidas de incentivo ao empreendedorismo, à ciência e à tecnologia.

A Comunidade Vértice, rede de lideranças do setor, teve papel fundamental nesse processo. Foi a partir dela que surgiu a Secretaria de Inovação, com a missão de articular os atores das quatro hélices da inovação: governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil. “A robustez do nosso ecossistema exigiu uma governança sólida e clara, que alinhasse vocações, desafios e uma visão de futuro em comum”, pontua Bárbara.

Quatro missões estratégicas

Inspirado em experiências de cidades como Barcelona, Medellín, Porto Alegre e Rio Grande, o pacto local definiu quatro grandes missões para guiar a transformação do território:

  • Ser uma cidade agro-inovadora
  • Ser uma cidade sustentável
  • Ser uma cidade de educação inovadora
  • Ser uma cidade das pessoas

“O agro não poderia ficar de fora. A cadeia produtiva é fortíssima na região, mesmo que Passo Fundo tenha pouca área rural. Nosso impacto regional é enorme, e inovação no campo é fundamental”, explica a secretária.

Educação como base da transformação

Uma das maiores apostas do “Passo para o Futuro” é a Educação. A cidade, que integra a Rede Internacional de Cidades Educadoras, prepara para agosto a inauguração da Escola Pública de Inovação, um espaço que será mantido em parceria com instituições de educação e empresas privadas.

“A escola é apenas uma das várias que vêm sendo implantadas, como as de sustentabilidade, música, trânsito, arte e criatividade. São caminhos para formar talentos e democratizar o acesso ao conhecimento. A cultura da inovação só nasce com educação”, destaca Bárbara.

Projetos em andamento

Atualmente, 12 projetos estratégicos estão em desenvolvimento, em áreas que vão da gestão de resíduos à criação de um bairro modelo, passando por um programa local de startups e o futuro distrito de inovação.

Entre os destaques, está a parceria com o TecnoAgro, associação voltada à inovação no agronegócio, para desenvolver um sistema de irrigação sustentável. Outro avanço é o acordo com a empresa Big Green, que prevê a instalação do primeiro hub de amônia verde da cidade — uma fábrica escola que vai gerar conhecimento, formar profissionais e estimular pesquisa aplicada.

“É o tipo de projeto que une sustentabilidade, inovação e formação de capital humano. E isso só acontece quando todos os setores se unem em torno de um propósito maior”, avalia a secretária.

Uma visão de futuro construída a muitas mãos

Passo Fundo quer ser reconhecida como uma cidade conectada ao futuro do trabalho, que valoriza sua identidade local, atrai investimentos, respeita o meio ambiente, promove inclusão e se apoia na diversidade como força de desenvolvimento. “Nosso maior ativo é o capital humano. É ele que sustenta nossa matriz econômica diversificada, nossa capacidade de resistir às crises e a resiliência diante dos desafios”, resume Bárbara.

Mesmo com inspiração em modelos nacionais e internacionais, o município está desenvolvendo uma metodologia própria de inovação territorial, respeitando suas raízes e identidade cultural.

O caminho é longo, mas o ponto de partida já foi dado. E como resume a secretária, “sabemos onde queremos chegar. E, mais importante, sabemos que só chegaremos lá se formos juntos. É passo por passo.”

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe