Domingo, 27 de Julho de 2025

Domingo
27 Julho 2025

Tempo agora

Tempo nublado 15
Tempo nublado 17°C | 14°C
Chuvas esparsas
Seg 28/07 15°C | 6°C
Parcialmente nublado
Ter 29/07 12°C | 5°C

Israel intercepta barco com ativistas em direção à Faixa de Gaza, diz grupo

Mundo

26 de julho de 2025

Israel intercepta barco com ativistas em direção à Faixa de Gaza, diz grupo
Navio é da mesma organização que levou Greta Thunberg e o historiador brasileiro Thiago Ávila em junho
Foto: Divulgação

Um navio com destino a Gaza, transportando ajuda humanitária e ativistas, foi interceptado pelas forças israelenses na noite deste sábado  (26) a menos de 130 quilômetros de seu destino final, de acordo com o grupo de direitos humanos Flotilha da Liberdade.

“A ocupação desativou nossas câmeras e toda a comunicação foi perdida”, disse o porta-voz da organização à CNN em uma mensagem. A CNN entrou em contato com as Forças de Defesa de Israel para comentários.

Uma transmissão ao vivo no YouTube mostrou militares armados embarcando no navio enquanto os ativistas no convés, todos usando coletes salva-vidas, levantavam as mãos em sinal de rendição. Um dos militares usando capacetes parece manipular a câmera no convés. A transmissão ao vivo do grupo terminou logo depois.

O Handala, nome dado em homenagem a um famoso personagem de desenho animado palestino, faz parte da Flotilha da Liberdade, que tentou inúmeras vezes romper o bloqueio israelense a Gaza por mar e entregar ajuda aos palestinos.

Poucas horas antes da interceptação do navio, a Flotilha da Liberdade divulgou um comunicado informando que a embarcação se dirigia ao Egito para evitar ser interceptada.

Dois membros dos parlamentos francês e europeu estão a bordo, além de Christian Small, um sindicalista americano.

A interceptação do Handala em direção a Gaza ocorre pouco mais de um mês depois de outro navio da Flotilha da Liberdade, o Madleen, ter sido interceptado de forma semelhante a caminho do enclave.

O navio, tripulado por um grupo que incluía a ativista climática Greta Thunberg e o historiador brasileiro Thiago Ávila, também transportava ajuda humanitária. As autoridades israelenses rebocaram o navio para Ashdod, e todos a bordo foram deportados de Israel posteriormente.

Fonte: CNN