Rússia e Ucrânia concluem negociação de paz na Turquia em menos de uma hora
23 de julho de 2025

A terceira rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia foi concluída em Istambul “cerca de 40 minutos” depois de terem começado, informou nesta quarta-feira (23), a agência de notícias estatal russa TASS, citando uma fonte.
A TASS também relatou que os dois países concordaram em trocar mais prisioneiros de guerra, incluindo militares e civis.
“O principal resultado: trocas não apenas de militares, mas também de civis”, disse a fonte não identificada.
O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, que presidiu a reunião, disse na abertura do encontro que o objetivo da Turquia é “acabar com esta guerra sangrenta o mais rápido possível”.
“O objetivo final aqui é, claro, um cessar-fogo que abra caminho para a paz”, disse Fidan.
A Ucrânia quer que a reunião prepare o terreno para uma cúpula entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, que ela vê como a chave para qualquer possível avanço.
“A Ucrânia tem defendido consistentemente uma reunião de líderes. Estávamos prontos para isso ontem. Estamos prontos hoje. E estaremos prontos amanhã”, escreveu o chefe da delegação ucraniana, Rustem Umerov, no Telegram.
“Tal reunião poderia desencadear um progresso político real. A Rússia precisa demonstrar sua prontidão”, acrescentou.
Mas o Kremlin minimizou as expectativas de qualquer avanço em Istambul.
“Naturalmente, ninguém espera um caminho fácil. Naturalmente, esta será uma conversa muito difícil. Os projetos (dos dois lados) são diametralmente opostos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres antes do encontro.
Conversas anteriores, realizadas em 16 de maio e 2 de junho, levaram à troca de milhares de prisioneiros de guerra e dos restos mortais de soldados mortos.
Mas essas reuniões duraram menos de três horas no total e não trouxeram nenhum avanço para o fim da guerra que começou com a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.
Fonte: CNN