Mais de 100 agricultores aderem ao Solo Fértil em Lagoa dos Três Cantos
09 de julho de 2025

A adesão dos agricultores ao Programa Solo Fértil em Lagoa dos Três Cantos tem superado as expectativas: em menos de dez dias, mais de 100 produtores já garantiram sua inscrição para receber o benefício, que oferece a distribuição gratuita de calcário para correção do solo. A iniciativa é viabilizada com recursos próprios do município e foi criada por meio de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores.
O objetivo é auxiliar na recuperação de áreas degradadas pelas chuvas e melhorar a produtividade das lavouras. Para isso, cada inscrição aprovada garante o fornecimento de até cinco toneladas de calcário por produtor, com a obrigatoriedade de aplicação em propriedades dentro do território de Lagoa dos Três Cantos.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Oscar Bohn, o programa busca apoiar diretamente quem está na lida diária no campo. “É um programa que vem de encontro ao produtor, que poderá usar esse calcário para recuperar o solo e aumentar a produtividade. Isso gera mais renda para a família e movimenta o comércio local”, destacou.
Requisitos para participar
Para se habilitar ao Solo Fértil, o agricultor deve atender a alguns critérios:
- Estar com a CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ou ADAP ativa;
- Estar sem débitos com o município (certidão negativa é emitida na própria secretaria);
- Possuir bloco de produtor rural com movimentação em 2024;
- Apresentar documentos como identidade, CPF ou CNH, título de eleitor e a própria CAF impressa.
O processo de inscrição é presencial na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, e vai até o dia 18 de julho. “A ficha é preenchida aqui na hora, com base nos documentos, e o produtor já sai com a inscrição garantida para receber o benefício”, explicou o secretário.
O Solo Fértil é mais uma medida voltada à valorização da agricultura familiar no município. A distribuição do calcário ocorrerá após o encerramento das inscrições e análise dos cadastros.
A entrevista está disponível nas redes sociais do Grupo Ceres (Facebook e Instagram). Também pode ser assistida pela página do YouTube: @CanalGrupoCeres.