Programa Milho 100% atende 28 famílias em Colorado
08 de julho de 2025

O município de Colorado aderiu ao Programa Milho 100%, do Governo do Estado, e contemplou 28 famílias de agricultores com a distribuição gratuita de sementes de milho e sorgo para a safra 2025/2026. A ação faz parte do Programa Extraordinário de Recuperação das Lavouras de Milho e Sorgo, que busca fomentar a produção de grãos e silagem, reduzir custos para os produtores e diminuir a dependência de importações.
Em Colorado foram distribuídos 80 sacos de sementes, com limite de até seis sacos por família. Apesar disso, segundo o secretário municipal de Agricultura, Airton Ribas, muitos produtores solicitaram quantidades menores, de acordo com suas áreas de cultivo. “Nosso objetivo foi dividir de forma justa para atender o maior número de famílias possível”, explicou.
A adesão ao programa exigiu agilidade da equipe local. “Foi uma ação lançada em cima da hora, com prazos bem curtos. Em 24 horas, conseguimos organizar a lista dos beneficiários e formalizar a participação do município”, relatou Ribas. “Conseguimos contemplar todos os inscritos que se enquadravam nos critérios.”
O secretário também destacou a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado, que apoiou na mobilização. “Quero agradecer ao presidente Admir Izard. Essa união facilita muito a execução das ações em benefício dos agricultores familiares”, acrescentou.
Ainda não há data definida para a entrega das sementes, mas a prefeitura segue em contato com a Secretaria Estadual da Agricultura para garantir o envio dentro do prazo ideal para o plantio.
O que é o Programa Milho 100%?
O Programa Milho 100% tem como objetivos fomentar o cultivo de milho e sorgo no Rio Grande do Sul, reduzir os custos de implantação das lavouras, ampliar a oferta desses grãos — essenciais para as cadeias de carnes e leite — e diminuir a necessidade de importações de outros estados e países.
O governo estadual subsidia 100% do custo das sementes para agricultores e pecuaristas familiares. A ação conta com apoio operacional de entidades como Emater-Ascar/RS, Badesul e sindicatos rurais.
A entrevista está disponível nas redes sociais do Grupo Ceres (Facebook e Instagram). Também pode ser assistida pela página do YouTube: @CanalGrupoCeres.