Campanha recolhe 17 toneladas de eletrônicos e mil pneus em Não-Me-Toque
08 de julho de 2025

No último sábado (5) aconteceu a campanha de coleta de lixo eletrônico e pneus, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer. A ação resultou no recolhimento de 17 toneladas de resíduos eletrônicos, com destaque para televisores, monitores e periféricos. Já a coleta de pneus totalizou mil unidades de material.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Paulo Júnior Gomes da Silva, uma segunda campanha de recolhimento será realizada no segundo semestre. Por isso, é pedido a população não descartar estes resíduos nas vias urbana ou no meio ambiente.
“Em dezembro vamos fazer outra campanha de eletrônicos, pedimos para não colocar materiais em locais indevidos”, salienta.
O engenheiro florestal da Secretaria de Desenvolvimento, Cássio Crestani, confirma que os materiais recolhidos foram destinados para empresas que possuem licença ambiental para fazer a reciclagem.
“Esse material retorna para cadeia de consumo é feito todo o desmonte desses equipamentos eletrônicos destinados de volta para indústria”, explica.
Os pneus também têm uma destinação correta. “Que é triturado separando a parte de metal que vai para reciclagem e a borracha serve de matéria-prima para produzir diversos novos produtos como solas de sapato, tênis e tapetes de grama sintética, além de destinação para a indústria do cimento ou fabricação de asfalto”, ressalta.
Parceiros
A ação teve apoio das secretarias de Obras e de Saúde, além do Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente que trabalharam de forma voluntária com a presença dos seus integrantes.