Aeroporto de Marselha fecha devido a incêndios florestais no sul da França
08 de julho de 2025

Um incêndio florestal no sul da França, alimentado por ventos de até 70 quilômetros por hora, levou ao fechamento do aeroporto de Marselha-Provença na terça-feira (8), disse um porta-voz, afetando as viagens no momento em que o período de férias de verão começa.
O corpo de bombeiros informou na quinta-feira (3) que 168 bombeiros foram mobilizados para combater o incêndio perto da cidade de Les Pennes-Mirabeau, ao norte de Marselha, a segunda maior cidade da França. Carros de bombeiros e helicópteros são utilizados.
Autoridades emitiram um alerta para a população informando que o fogo estava avançando para cidade de Marselha e pedindo que a população fique fora das ruas.
A prefeitura de Provença-Alpes-Costa Azul fez o mesmo apelo em uma publicação na rede social X, “neste momento, a população deve permanecer confinadas em áreas residenciais”, alertaram. “Feche as janelas e portas, mantenha sua propriedade livre para serviços de emergência e não trafegue nas estradas.”
Os ventos fortes provocaram retiradas da população em Les Pennes-Mirabeau, informou a BFM TV, afiliada da CNN, citando entrevistas com moradores da cidade. Os ventos podiam ser vistos batendo em árvores e nos repórteres.
O porta-voz do aeroporto de Marselha disse que os aviões não decolaram e nem pousaram depois do meio-dia, no horário local, e que alguns voos foram desviados para Nice, Nimes e outros aeroportos regionais. Não está claro quando o aeroporto deve reabrir.
Um morador relatou que podia sentir o cheiro do fogo no centro de Marselha e que a fumaça cobre partes da cidade.
“O fogo está se alastrando”, informou a prefeitura de Marselha no X. “Evitem todas as atividades ao ar livre e não bloqueiem as vias de acesso de emergência. Sigam as instruções e mensagens de alerta”, acrescentou.
Enquanto isso, um incêndio florestal que começou perto de Narbonne, no sudoeste da França, na segunda-feira (7), ainda estava ativo, impulsionado por ventos de 60 quilômetros por hora. Até o momento, 20 quilômetros quadrados já foram queimados, informou a prefeitura local.
Fonte: CNN