Não-Me-Toque tem acesso gratuito a vacina contra a dengue
07 de julho de 2025

A vacina contra a dengue já está disponível na Unidade Básica de Saúde Central de Não-Me-Toque. O município recebeu 169 doses, que serão aplicadas gratuitamente para adolescentes entre 10 e 14 anos — faixa etária definida pelo Ministério da Saúde como prioritária para a imunização.
Segundo a secretária de Saúde, Liliane Erpen, Não-Me-Toque não registra casos ativos de dengue atualmente, graças às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e à mobilização da comunidade. “A vacina é uma medida importante de prevenção, mas as ações de controle do mosquito devem continuar”, destaca Liliane.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Renata Kraemer, explica que a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. “A vacina é subcutânea e deve ser administrada isoladamente, respeitando os prazos entre as doses. É fundamental que os adolescentes e suas famílias se comprometam a completar o esquema vacinal para garantir a eficácia”, alerta.
Com cerca de 1.250 adolescentes na faixa etária do público-alvo, a quantidade de doses disponíveis ainda é inferior à demanda, por isso, o município está planejando estratégias para evitar desperdícios e garantir a aplicação correta das duas doses.
A população pode procurar a sala de vacinas da UBS Central no horário normal de atendimento para receber a imunização. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo com a vacina, o combate ao mosquito transmissor deve continuar, envolvendo agentes de saúde e a comunidade.