Sábado, 05 de Julho de 2025

Sábado
05 Julho 2025

Tempo agora

Tempo nublado 14
Tempo nublado 17°C | 7°C
Parcialmente nublado
Dom 06/07 17°C | 7°C
Tempo limpo
Seg 07/07 19°C | 8°C

Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares

Política

05 de julho de 2025

Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares
Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares
Foto: Pedro França/Agência Senado

A medida provisória que prevê aumento nos salários dos militares das Forças Armadas será votada pela comissão mista do Congresso Nacional na reunião da próxima terça-feira (8). O grupo é formado por integrantes do Senado e da Câmara e a proposta é de autoria do deputado federal e general de divisão do Exército, Eduardo Pazuello (PL-RJ).

O relatório de Pazuello prevê que o reajuste seja feito em duas etapas: 4,5% em abril de 2025 e mais 4,5% em janeiro de 2026.

O autor estima que o governo terá um impacto orçamentário de R$ 3 bilhões no primeiro ano e R$ 5,3 bilhões no segundo, “o que exigirá planejamento para garantir o equilíbrio das contas públicas”, diz o deputado General Pauzuello.

A MP reajusta os soldos, que são os salários-base pagos aos integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. A justificativa é “melhorar a atratividade da carreira e incentivar a permanência de profissionais qualificados”, conforme a descrição do texto.

A comissão mista é presidida pelo senador e militar Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e tem como vice o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). A proposta altera a Lei 13.954/2019 e recebeu 23 emendas de parlamentares.

A primeira emenda, apresentada pelo senador Efraim Filho (União-PB), propõe incluir na MP a isenção do pagamento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, além da dispensa da apresentação da Declaração de Ajuste Anual, para os policiais militares e bombeiros militares.

Fonte: CNN Brasil