Elefanta mata turistas do Reino Unido e da Nova Zelândia durante safari em parque africano
04 de julho de 2025

Duas turistas que participavam de um safári em um parque da Zâmbia morreram após serem atacadas por uma elefanta nesta quinta-feira (3). As vítimas eram do Reino Unido e da Nova Zelândia. As informações foram confirmadas pelas autoridades locais.
Segundo o jornal “The Guardian”, o incidente aconteceu no Parque Nacional South Luangwa, no leste do país. Uma autoridade afirmou que o ataque foi feito por uma elefanta que estava com um filhote.
A imprensa local informou que guias que acompanhavam o safári atiraram contra a elefanta para tentar afastá-la. Mesmo ferida, ela atacou as duas mulheres, que tinham 67 e 68 anos. As turistas não resistiram e morreram no local.
Elefantas costumam reagir de forma agressiva a qualquer sinal de ameaça quando estão com filhotes. Episódios semelhantes já foram registrados no passado.
Nos últimos doze meses, outras duas turistas morreram em ataques de elefantes na Zâmbia. Os casos também aconteceram durante safáris. Ambas as vítimas eram americanas.
A relação entre seres humanos e animais selvagens exige respeito, distância segura e, principalmente, conhecimento sobre o comportamento e bem-estar desses animais.
No episódio 04 do CeresCast, podcast do Grupo Ceres de Comunicação, a convidada Nicole Stapelbroek Trennepohl compartilha sua experiência vivida em safáris nas savanas africanas, destacando justamente a necessidade de entender e respeitar o espaço e o instinto dos animais selvagens.
Confira a entrevista completa no CeresCast e reflita sobre como turismo e bem-estar animal podem (e devem) caminhar juntos.
Disponível no Spotify e no canal do Grupo Ceres no YouTube: @CanalGrupoCeres
Fonte: G1