Mais de um milhão de turistas estrangeiros visitaram o Rio Grande do Sul nos primeiros meses de 2025
16 de junho de 2025

Nos cinco primeiros meses de 2025, o Rio Grande do Sul recebeu 1,17 milhão de visitantes estrangeiros. Isso significa um em cada cinco turistas que visitaram o Brasil no período – um total 4,8 milhões.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, a partir de relatórios da Embratur e da Polícia Federal. O número representa um crescimento de 94,5% em relação aos 603 mil registrados no mesmo período de 2024, colocando o RS na segunda posição nacional, atrás apenas de São Paulo, e à frente de destinos tradicionais, como Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O maior fluxo de visitantes, tanto no Brasil quanto no RS, é de argentinos. O número deles no Estado mais do que dobrou desde o início do ano. Além da proximidade geográfica, os turistas do país vizinho aproveitam o fato de que comprar e passear por aqui está muito mais barato. Outro país que tem se destacado como local de origem dos visitantes é o Chile, devido à existência de voo direto ligando Santiago e Porto Alegre.
O governo do Estado, por meio da Setur (Secretaria de Turismo), tem investido fortemente em ações para promover os destinos gaúchos e fortalecer o setor como vetor de desenvolvimento. Entre as iniciativas destacam-se a participação em feiras nacionais e internacionais, a realização de presstrips e famtours (viagens de divulgação organizadas para jornalistas e agentes de viagens, respectivamente) e as parcerias com companhias aéreas para ampliar a conectividade com o Estado.
Além da promoção direta, o governo também tem atuado na qualificação trade (empresas relacionadas ao setor) e na capacitação dos municípios, com foco na estruturação dos destinos turísticos e na melhoria da experiência dos visitantes. Essas ações visam ampliar a presença nos principais mercados emissores e atrair novos fluxos de turistas, consolidando o território gaúcho como um destino competitivo e atrativo durante todo o ano.
“Com o apoio e liderança do governador Eduardo Leite, o turismo tem se firmado como um dos pilares da retomada econômica e da reconstrução da autoestima do povo do Rio Grande do Sul. Mostramos ao Brasil que estamos preparados, estruturados e de portas abertas para receber os visitantes com segurança, qualidade e experiências únicas, que unem cultura, natureza e gastronomia”, afirma o titular da Setur, Ronaldo Santini.
E o secretário acrescenta: “Cada ação de promoção, cada parceria e cada campanha são pensadas de forma estratégica para nos posicionarmos como um destino competitivo e desejado. Seguimos trabalhando com planejamento, integração com o trade e foco nos resultados para atrair mais turistas, gerar empregos e movimentar a economia local.”
Campanha Nacional do Turismo
Em 2024, o governo do Estado, por meio da Setur, lançou uma campanha nacional que projetou o Rio Grande do Sul como um destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais. A iniciativa foi fundamental para reforçar a reputação do Estado como um lugar seguro, acolhedor e pronto para receber visitantes, especialmente em um contexto de retomada do turismo.
Com resultados positivos e aumento no interesse dos viajantes, a secretaria já trabalha na elaboração de uma nova campanha de divulgação, com foco mercadológico na atração de turistas para as próximas temporadas e na consolidação do RS como um destino protagonista nos principais mercados emissores.
Fonte: O Sul