Alunas do Instituto Solano vencem concurso do “Vivenciando a Prática” com vídeo sobre a Expodireto Cotrijal
27 de maio de 2025

A Associação De Olho no Material Escolar realizou um concurso cultural após a participação de 530 estudantes na Expodireto Cotrijal, entre os dias 10 e 13 de março de 2025, em Não-Me-Toque/RS. A iniciativa integrou o programa “Vivenciando a Prática”, com o objetivo de estimular os alunos a uma análise crítica do evento e incentivar a produção de conteúdos autorais — neste caso, vídeos.
O trabalho vencedor, com o tema “A visita à Expodireto Cotrijal: o setor agropecuário, seus desafios e inovações tecnológicas”, foi produzido pelas alunas Maria Paula Gobbi, Bianca Emília Schwalbert e Eláli Gomes Finger, da turma 232, do 3º ano do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. A equipe contou ainda com a participação da estudante Isadora, responsável pela produção e edição do vídeo.
A entrega do prêmio foi realizada nesta segunda-feira (26), no próprio Instituto Solano, com a presença da professora Michele Birck, representante do programa De Olho no Material Escolar. Na ocasião, Michele destacou a importância da premiação e a alegria em premiar as alunas aqui do município de Não-Me-Toque dentre a participação que contou com escolas de toda a região.
Conexão entre escola e setor produtivo
Michele também ressaltou o propósito maior do programa: conectar a escola ao setor produtivo, especialmente ao agronegócio, que envolve diversas áreas profissionais além das ciências agrárias. “O agronegócio está presente em praticamente todas as áreas da nossa vida. Além de agronomia, veterinária e zootecnia, precisamos de profissionais de marketing, jornalistas, contadores, administradores, especialistas em inteligência artificial e tecnologia da informação. É muito importante que essas meninas vivenciem isso e consigam expressar, como fizeram, com tanto talento”, pontuou.
O vídeo das alunas está disponível no site e no Instagram da Associação De Olho no Material Escolar, na seção dedicada aos concursos.
Premiação e próximos passos
Como forma de reconhecimento, além dos smartwatches entregues às quatro estudantes, toda a turma será premiada com uma visita ao Memorial Agrícola do Brasil, em Horizontina/RS. A atividade proporcionará um aprofundamento ainda maior no contato com a história e as inovações do setor agropecuário.
Segundo a professora Michele, a edição 2026 do programa já está sendo organizada. “Se Deus quiser, estaremos de volta no próximo ano. Este será o terceiro ano consecutivo em que realizamos esse trabalho aqui em Não-Me-Toque e também no estado. Em breve, teremos ainda a Expointer, onde esperamos estar presentes com grupos da região metropolitana de Porto Alegre”, adiantou.
O programa “Vivenciando a Prática” reafirma, assim, sua missão de aproximar os estudantes do universo do agronegócio, promovendo aprendizado, protagonismo e valorização do setor produtivo.