Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Quinta-feira
22 Maio 2025

Tempo agora

Tempo nublado 12
Tempo nublado 21°C | 10°C
Chuvas esparsas
Sex 23/05 23°C | 9°C
Chuva
Sáb 24/05 23°C | 15°C

Presidente da Cotrijal ressalta importância da renegociação de dívidas em palestra

Desenvolvimento

21 de maio de 2025

Presidente da Cotrijal ressalta importância da renegociação de dívidas em palestra
A apresentação abordou a articulação para renegociação das dívidas e a importância do cultivo do trigo
Foto: Divulgação Cotrijal

A Cotrijal promoveu nesta segunda-feira (19), em Cruz Alta, palestra com o presidente Nei César Manica para produtores da região. A apresentação abordou a articulação para renegociação das dívidas dos produtores rurais afetados por eventos climáticos extremos e a importância do cultivo do trigo na próxima safra. O evento foi promovido com o apoio das empresas Quimifol e BASF e contou com a presença do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. 

Com a sequência de safras frustradas pela falta de chuvas, o agronegócio gaúcho busca alternativas para o endividamento rural. A Cotrijal participa das negociações, dialogando com os entes federativos e representantes do setor. Ao longo dos últimos dias, a cooperativa está apoiando produtores que realizam protestos em diversas localidades do estado pedindo a suspensão imediata dos vencimentos de curto prazo junto a instituições financeiras, empresas privadas, cerealistas e cooperativas, além da readequação dos prazos de pagamento e juros compatíveis.

“Estamos buscamos soluções, assim como medidas estruturantes e urgentes que assegurem aos produtores rurais as condições necessárias para a continuidade de suas atividades, contribuindo para a economia do nosso estado e do país”, ressalta Manica.

A palestra também destacou a importância do cultivo de trigo para as propriedades rurais, considerando o papel dessa cultura para o sistema produtivo. “Os cultivos de inverno são fundamentais para a sustentabilidade da nossa cadeia produtiva, principalmente para que os produtores rurais tenham mais uma fonte de renda e para atender a demanda pelo cereal”, destaca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal