Fortes inundações atingem região agrícola da Argentina e deslocam milhares
17 de maio de 2025

Milhares de moradores do norte da província de Buenos Aires, na Argentina, foram retirados neste sábado (17), enquanto as chuvas castigavam a região, que é um importante polo agrícola, e causavam graves inundações.
O Serviço Meteorológico Nacional, que emitiu alerta vermelho para a região na noite de sexta-feira (16), relatou chuvas entre 150 e 250 mm entre as cidades de Zárate e Arrecifes. Alertou que as tempestades estavam “se regenerando constantemente”, com previsão de mais chuva.
Imagens de televisão mostraram moradores de Zárate, a 100 km da capital, navegando por ruas submersas em barcos carregados de pertences.
Um ônibus de longa distância com 44 passageiros ficou preso nas águas da enchente na Rota 9, perto de Zárate. “A água começou a entrar e cobriu tudo”, disse o motorista ao canal de televisão local C5N.
Em San Antonio de Areco, mais de 260 mm caíram em 24 horas – uma quantidade que o prefeito Francisco Ratto chamou de “raramente superada”.
Prevê-se que a forte precipitação na importante região exportadora de alimentos cause novos atrasos na colheita de soja em andamento.
A Argentina é a maior exportadora global de farelo e óleo de soja, além de ser a terceira maior exportadora de milho e uma importante exportadora de trigo.
Fonte: CNN