Syngenta destina parte dos lucros de loja conceito para o projeto Viveiro de Cidadania
14 de maio de 2025

O projeto Viveiro de Cidadania recebeu nesta terça-feira, 12 de maio, parte do lucro referente às vendas realizadas pela loja Syngenta Collection durante a 25ª Expodireto Cotrijal. A loja conceito, inaugurada durante a feira, tem o objetivo de fortalecer a cadeia do agronegócio, comercializando itens exclusivos que valorizam as diversas culturas agrícolas brasileiras.
O “Viveiro de Cidadania” é um projeto da Cotrijal, em parceria com a Apae de Passo Fundo, que emprega mais de 50 colaboradores com deficiência intelectual e/ou múltipla. Eles atuam diretamente na produção de mudas de árvores nativas, que são destinadas aos cooperados da Cotrijal, além da recuperação de áreas degradadas e da arborização de áreas urbanas e rurais.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que a doação da Syngenta fortalece a parceria entre as instituições. “É um reconhecimento aos nossos colegas e ao viveiro, um grande projeto que promove a inclusão e o desenvolvimento desse grupo de colaboradores. Estamos muito felizes e, com certeza, esse é um primeiro passo que deve ser fortalecido em 2026 na Expodireto Cotrijal”, afirmou.
A coordenadora do Viveiro da Cidadania, Maria Carolina Rovani, considera que a ação da Syngenta reforça o êxito do projeto, que já distribuiu mais de 40 mil mudas. “Essa parceria é importante pois beneficia o projeto e também os colaboradores, que fazem parte de um contexto de vulnerabilidade social”, destacou.
De acordo com o presidente da APAE de Passo Fundo, Marlon Batista Moraes, a parceria com a Syngenta proporciona maior visibilidade ao projeto. “O Viveiro de Cidadania rende excelentes frutos para todos os envolvidos, por meio do desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e da produção de mudas para reflorestamento, contribuindo com o meio ambiente e com o desenvolvimento de potencialidades dos colaboradores”, disse.
A Syngenta foi representada pelo gerente regional de vendas, Marcos Raul Kohlrausch, que entregou uma placa reconhecendo a atuação do Viveiro da Cidadania e a importância do cooperativismo brasileiro. A entrega foi realizada nas instalações do Viveiro, junto à Apae de Passo Fundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal