Instituto do Câncer Infantil terá ampliação da sede com unidades de pesquisa, ambulatório e apoio ao diagnóstico e terapia
12 de maio de 2025

Um novo espaço com ambulatório e unidades de ensino, pesquisa apoio ao diagnóstico e terapia será inaugurado até o primeiro trimestre de 2026 no Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre, em prédio anexo à entidade, visando aumentar a capacidade de atendimento a crianças e adolescentes de zero a 19 anos em tratamento do câncer e em cuidados paliativos.
Um convênio para reforma de ampliação do Instituto foi assinado em solenidade nesta sexta-feira, dia 9, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde. A parceria público-privada, do programa Avançar Mais na Saúde, prevê o repasse de R$ 2 milhões para a construção das unidades. Além da contribuição do Estado, o Instituto tem contado com doações de empresários e sociedade civil. O valor já arrecadado permite que as obras sejam feitas no prédio, restando o apoio necessário para a compra de equipamentos e mobílias. A estimativa total de custo das obras é de R$ 7 milhões de reais.
O novo espaço de 937,78m² será dedicado à ampliação dos atendimentos, ao ensino, à pesquisa e ao cuidado integral às crianças e adolescentes com câncer. A estrutura contará com ambulatório de cuidados paliativos, brinquedoteca ampliada, salas de terapias, consultórios odontológicos e para equipe multidisciplinar, além de um moderno laboratório de pesquisa científica.
“Esse prédio, anexo ao prédio já existente, é um avanço importante para ampliar as diversas áreas de assistência que o Instituto presta a pacientes e familiares. Serão ampliados programas de assistência médica e multiprofissional, áreas como odontologia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, entre outras, também a área que ocupa o Núcleo de Apoio ao Paciente e sua família, que apoia com cestas básicas, vestuário, auxílio transporte e medicamentos, e também permite ampliar o nosso laboratório de pesquisa”, diz o superintendente e fundador do ICI, Algemir Lunardi Brunetto.
Projetos já existentes no Instituto serão ampliados, como Núcleo de Apoio ao Paciente coordenado por assistentes sociais, que acompanha a necessidade das famílias e que contará com um espaço maior. Também, a ampliação das áreas de psicologia e psicopedagogia e outros setores de equipes multidisciplinares. Serão desenvolvidas, ainda, quatro áreas de pesquisa científica, com aplicação de terapias inteligentes. Após as aprovações com a prefeitura de Porto Alegre, as obras têm previsão de início para junho.
“Com esse espaço nós vamos aumentar em pelo menos 20% de atendimento de pacientes aquilo que já temos estabelecido hoje”, estima Brunetto.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve presente na assinatura, e relembrou a parceria entre o estado e o ICI e reforçou o compromisso do Governo com iniciativas que colocam as pessoas no centro do cuidado.
Para conseguir o restante dos recursos para os equipamentos e mobília para finalizar a obra de adequações na parte antiga do prédio e equipar as estruturas, o Instituto iniciou uma campanha junto à comunidade e às empresas. A entidade privada sem fins lucrativos atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Além dos cuidados e assistência aos pacientes e familiares, também desenvolve projetos de pesquisas científicas voltadas ao avanço de tratamentos.
Fonte: Correio do Povo