Segunda-feira, 12 de Maio de 2025

Segunda-feira
12 Maio 2025

Tempo agora

Tempo limpo 10
Tempo limpo 21°C | 10°C
Tempo limpo
Ter 13/05 25°C | 12°C
Parcialmente nublado
Qua 14/05 25°C | 14°C

Portal da Transparência lança pesquisa para ouvir usuários e melhorar serviços digitais no RS

Notícias

11 de maio de 2025

Portal da Transparência lança pesquisa para ouvir usuários e melhorar serviços digitais no RS
Foto: Ilustrativa

Os usuários do Portal da Transparência do governo do Rio Grande do Sul estão sendo convidados a participar de uma pesquisa de satisfação sobre os serviços digitais da plataforma. Disponibilizada pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), a iniciativa busca avaliar a percepção dos usuários quanto à qualidade do sistema, das informações e da experiência de navegação.

Composta por nove perguntas, a pesquisa estará disponível por três meses e pode ser acessada diretamente no portal, por meio de um banner localizado em cada painel de conteúdo. A previsão é de que os resultados sejam consolidados até novembro. Somente em 2024, o Portal da Transparência recebeu mais de 458 mil visitantes e registrou 2,3 milhões de visualizações, demonstrando seu papel fundamental no acesso às informações públicas.

A ação faz parte do Projeto Transparência Cidadã da Cage, que visa tornar a plataforma mais acessível, eficiente e alinhada às demandas da sociedade. “A pesquisa é voltada para um serviço público digital de fornecimento de dados. Os comentários e as avaliações nos ajudarão a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria”, afirma o auditor estadual Thiago Caporali, responsável pelo portal.

A construção do modelo de avaliação conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A parceria surgiu a partir de um edital da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado), com foco na aplicação de pesquisas em finanças públicas. O projeto desenvolvido por pesquisadores da UFSM avalia três dimensões: a qualidade do sistema (como acessibilidade e facilidade de uso), a qualidade das informações (clareza e transparência) e a qualidade da operação (eficiência e confiabilidade).

Segundo a professora Kelmara Mendes Vieira, que lidera o estudo, a criação de modelos participativos fortalece a gestão pública. “Modelos que permitem a avaliação do serviço público diretamente pelos usuários estimulam a participação social e se tornam excelentes ferramentas para qualificar os serviços”, destacou.

A iniciativa está em sua segunda fase, dedicada à aplicação da pesquisa e coleta de dados. A etapa anterior envolveu revisão bibliográfica e elaboração dos modelos. Em novembro, está prevista a conclusão do estudo, com a análise dos dados coletados, ajustes e entrega do modelo final, que poderá ser expandido para outros serviços digitais do Estado.