Sexta-feira, 02 de Maio de 2025

Sexta-feira
02 Maio 2025

Tempo agora

Tempo nublado 12
Tempo nublado 24°C | 12°C
Tempo limpo
Sáb 03/05 26°C | 13°C
Tempo limpo
Dom 04/05 28°C | 13°C

Moraes autoriza acesso da defesa de Bolsonaro às provas da PF sobre suposta tentativa de golpe

Política

01 de maio de 2025

Moraes autoriza acesso da defesa de Bolsonaro às provas da PF sobre suposta tentativa de golpe
Foto: Jovem Pan

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o acesso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro a todas as provas reunidas pela Polícia Federal no inquérito que apura a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão foi tomada na última quarta-feira (30) e atende a um pedido feito na defesa prévia do ex-presidente.

A Polícia Federal tem agora cinco dias para definir a melhor forma de disponibilizar o material, que também será acessível à Procuradoria Geral da República (PGR). Estão incluídos no conjunto de provas celulares, computadores, dados em nuvem, geolocalização e documentos físicos, apreendidos ao longo das investigações.

Moraes determinou que conteúdos com informações pessoais e íntimas devem ser mantidos em sigilo, sendo liberados apenas mediante requerimentos específicos das defesas e com autorização judicial. “A Polícia Federal deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados”, afirmou o ministro.

A defesa de Bolsonaro também solicitou participar de audiências de processos relacionados ao mesmo caso. Essa solicitação ainda será analisada por Moraes, que se pronunciará posteriormente.

Além da liberação das provas, o ministro anunciou que 15 testemunhas serão ouvidas nesta fase do processo. Entre elas estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e ex-comandantes das Forças Armadas. A expectativa é que os depoimentos ajudem a esclarecer os fatos investigados e contribuam para o andamento das investigações conduzidas pela PF.