Ulbra atinge nota 4 e fica entre as melhores do país na avaliação do MEC
23 de abril de 2025

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) alcançou a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). É a melhor nota da Instituição nos últimos 15 anos. O conceito, considerado acima da média, revela uma tendência de evolução observada nos últimos anos e consolida a Instituição como uma das melhores universidades privadas do País.
Indicador que reflete a qualidade da Universidade em um todo, o IGC avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) com base em uma média ponderada dos demais índices do MEC, e tem como base o ciclo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2023.
Desde 2010 a Ulbra RS não atingia o conceito 4, que a classifica como uma Instituição de excelência. O avanço contribuiu para fazer do Rio Grande do Sul o estado com o maior número de Instituições de Ensino Superior de excelência em todo o Brasil.
Índices que se refletem também nos cursos
Dentre os números divulgados pelo Ministério da Educação, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) também revela a qualidade da graduação da Ulbra de Norte a Sul do país. Dos 59 cursos oferecidos pela Instituição, 42% estão na média nacional, e 55% superam a média.
A avaliação reflete uma série de investimentos nas áreas acadêmica e de infraestrutura realizados pela Universidade desde 2023, quando passou por uma reestruturação organizacional.
Para o superintendente de Educação Superior da Aelbra (mantenedora da Universidade), Fabiano Pereira Alves, “o avanço no índice é reflexo de um compromisso sólido com a qualidade acadêmica, gestão estratégica e inovação educacional”. Para Alves, os investimentos em infraestrutura também foram um dos fatores do resultado institucional. “Investimos constantemente na modernização dos laboratórios, bibliotecas, salas de aula, ambientes virtuais e tecnologias educacionais, garantindo aos estudantes espaços de aprendizagem qualificados e inclusivos”, afirma.
Diante da transformação proporcionada pela nova gestão e das melhorias implementadas, a Universidade reafirma seu compromisso com a qualidade e a sustentabilidade institucional. “A Ulbra fortaleceu seus processos internos com foco em resultados, governança e planejamento estratégico, adotando práticas de gestão profissionalizadas e centradas na missão institucional”, conclui Alves.
De acordo com o pró-reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Mauro Luiz Cervi, os resultados também revelam “o impacto objetivo na qualificação da formação discente, com vistas à inserção profissional em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente”.
“Os resultados alcançados refletem a performance dos estudantes no Enade, a robustez da estrutura pedagógica dos cursos avaliados e o elevado nível de qualificação do corpo docente. Esses elementos, em conjunto, reforçam a aderência da Ulbra às melhores práticas pedagógicas recomendadas pelos órgãos reguladores”, conclui Cervi.
Fonte: Assessoria de Comunicação Ulbra