Domingo, 20 de Abril de 2025

Domingo
20 Abril 2025

Tempo agora

Tempo limpo 13
Tempo limpo 22°C | 10°C
Tempo nublado
Seg 21/04 23°C | 10°C
Tempo nublado
Ter 22/04 25°C | 11°C

Biblioteca Municipal de Não-Me-Toque completa 65 anos de história neste sábado (19)

Não-Me-Toque

19 de abril de 2025

Biblioteca Municipal de Não-Me-Toque completa 65 anos de história neste sábado (19)
Há 65 anos, a comunidade conta com a Biblioteca Municipal Professor Benjamin Perin
Foto: Divulgação

A Biblioteca Municipal Professor Benjamin Perin vinculado a Secretaria de Desenvolvimento de Não-Me-Toque, está completando neste sábado (19), 65 anos.

Fundada em 19 de abril, ela completa mais um ano sendo um lugar de aprendizado e acolhimento, onde cada página é uma porta para um novo mundo.

Atualmente está instalada na avenida Dr. Waldomiro Graeff, 1704, bairro Vila Nova. Conta atualmente com pouco mais de 12 mil itens, incluindo livros, materiais de referência, livros infantis, atlas, periódicos e DVDs. Disponibiliza também computadores para pesquisa com acesso à internet.

A Biblioteca busca atualizar-se constantemente para que a informação esteja sempre disponível para seus usuários da forma mais eficiente possível, promovendo a leitura e a disseminação da informação e do conhecimento.

Benjamin Perin

Professor Benjamin Delmiro Perin nasceu no dia 22/06/1939 na cidade de São Domingos do Sul, filho de pequenos agricultores. Seu pai chamava-se Artério Perin e sua mãe chamava-se Delmira Perin.

Professor Benjamin, como era conhecido, fez o curso normal em Caxias do Sul e em 1961 veio à Não-Me-Toque, lecionar na Escola Solano. Em 16/02/1963 casou-se com Domingas Tereza Tumelero, na cidade de Quilombo, Santa Catarina. Fixou residência de forma definitiva em Não-Me-Toque, e deste casamento vieram os filhos Elvio, Eloá e Sabrina.

Professor Benjamim aperfeiçoou-se fazendo Faculdade de Matemática em Ijuí e posteriormente cursou Pós-Graduação em Física na Faculdade de Santa Rosa.

Como professor, tinha o respeito e a admiração de seus colegas, mas principalmente de seus alunos, pois tinha muita facilidade em conduzir suas aulas no maior nível e respeito mútuo.

Foi por 28 anos professor do I.E.E São Francisco Solano e 14 anos Diretor, destacou-se também como Secretário Municipal de Educação no período de 1993 a 1996.

Fonte: site/naometoque.rs.gov.br