Hamas diz estar pronto para libertar últimos reféns israelenses a fim de encerrar a guerra na Faixa de Gaza
18 de abril de 2025

O chefe do Hamas na Faixa de Gaza, Khalil Al-Hayya, disse que o grupo terrorista está pronto para negociar imediatamente um acordo para trocar todos os reféns por um número acordado de palestinos presos por Israel, como parte de um acordo mais amplo a fim de encerrar a guerra no enclave.
Em um discurso televisionado, Al-Hayya afirmou que o grupo recusou um acordo de trégua provisório. “Netanyahu e seu governo usam acordos parciais como cobertura para sua agenda política, que se baseia na continuação da guerra de extermínio e fome, mesmo que o preço seja o sacrifício de todos os seus prisioneiros [reféns]. Não participaremos da aprovação dessa política”, disse o terrorista, referindo-se ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Mediadores egípcios têm trabalhado para reativar o acordo de cessar-fogo de janeiro, que interrompeu os combates em Gaza por um período. Contudo, houve poucos sinais de progresso, com Israel e Hamas culpando-se mutuamente pela falta de um acordo duradouro entre ambos.
A última rodada de negociações, realizada na segunda-feira (14) no Cairo (Egito) para restaurar o cessar-fogo e libertar reféns israelenses, terminou sem nenhum avanço aparente, disseram fontes palestinas e egípcias.
Fonte: O Sul