UPF reafirma seu posicionamento de liderança na qualidade do ensino superior na região
17 de abril de 2025

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira, 11 de abril, confirmam a excelência da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 mostram que, dos 18 cursos de graduação da UPF avaliados pelo MEC nesse ciclo, a instituição obteve posição de liderança na região, o que evidencia o compromisso contínuo com a qualidade acadêmica.
Entre os principais destaques da avaliação estão o curso de Medicina, que se classificou como o terceiro melhor do Rio Grande do Sul no Conceito Preliminar de Curso (CPC), liderando entre todas as instituições do interior, e o curso de Farmácia, que alcançou o conceito 5, a nota máxima, e está entre os cinco melhores cursos do Estado. Ainda, cursos como Engenharia Mecânica, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo também receberam conceito 4, considerado de excelência.
O resultado do CPC é baseado em diferentes aspectos como o desempenho dos estudantes no Enade; o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos; a qualificação do corpo docente; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, que incluem questões como a infraestrutura, organização pedagógica e a formação complementar.
Outro destaque apontado pela avaliação do MEC está no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador que avalia o desempenho geral das instituições: nesta avaliação, o IGC da UPF cresceu 9% em relação à avaliação anterior, consolidando a Instituição entre as 10 melhores universidades privadas (com e sem fins lucrativos) do RS. Ao todo, das mais de 2 mil instituições avaliadas, apenas 26,08% obtiveram notas 4 ou 5 no IGC.
Esses resultados comprovam que a UPF vai além da formação profissional: transforma vidas por meio de uma educação de excelência, promovendo o sucesso dos seus estudantes, por meio do investimento contínuo em estrutura, de um corpo docente altamente qualificado e da confiança construída com a comunidade acadêmica e regional.
Fonte: Ascom UPF