Domingo, 20 de Abril de 2025

Domingo
20 Abril 2025

Tempo agora

Tempo limpo 14
Tempo limpo 22°C | 10°C
Tempo nublado
Seg 21/04 23°C | 10°C
Tempo nublado
Ter 22/04 25°C | 11°C

Katy Perry no espaço: lançamento da Blue Origin

Entretenimento

14 de abril de 2025

Katy Perry no espaço: lançamento da Blue Origin
Viagem a bordo da cápsula New Shepard tem tripulação exclusivamente feminina pela primeira vez
Imagem: Blue Origin/Reprodução

A cantora Katy Perry, 40, será lançada ao espaço nesta segunda-feira (14) acompanhada de mais cinco tripulantes. O voo da empresa Blue Origin parte dos Estados Unidos e tem uma duração total de 11 minutos, sendo quatro deles sem gravidade.

É possível acompanhar a viagem da artista por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais e no site da empresa comandada por Jeff Bezos. Confira no vídeo acima.

O 11º voo humano da nave New Shepard (NS-31) decola do Texas, nos Estados Unidos, e tem o horário de início previsto para 10h30 (horário de Brasília). 

Como será a viagem?

A nave espacial é lançada com uma velocidade mais de três vezes superior à do som e vai cruzar a Linha de Kármán — uma fronteira teórica localizada a 100 quilômetros de altitude acima do nível do mar, que costuma ser utilizada como o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.

Após chegar à altura desejada, as passageiras serão soltas para flutuar sem peso e observar nosso planeta por cerca de quatro minutos.

Depois disso, iniciarão o retorno para a Terra, e a aterrissagem será feita com paraquedas.

As seis mulheres cruzaram a Linha de Kármán — uma fronteira teórica localizada a 100 quilômetros de altitude acima do nível do mar, que costuma ser considerada o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.

Após chegar oficialmente ao espaço, as passageiras puderam flutuar sem peso e observar nosso planeta por cerca de quatro minutos. Depois disso, elas iniciaram o retorno para a Terra.

Como foi o voo da Blue Origin que levou Katy Perry ao espaço?

O foguete New Shepard, da Blue Origin, disparou o motor em sua base por volta das 10h30 (horário de Brasília) para decolar da plataforma de lançamento no oeste do Texas, nos Estados Unidos.

Poucos minutos após o lançamento, o propulsor do foguete se separa da cápsula da tripulação para iniciar sua descida controlada e fazer um pouso vertical, de forma que ele possa ser reutilizado em voos futuros da empresa – prática que reduz os custos das viagens espaciais.

A cápsula da tripulação continuou a subir em direção ao espaço, proporcionando cerca de quatro minutos de gravidade zero para as passageiras.

Ao iniciar a descida, a cápsula da tripulação abriu um conjunto de paraquedas e pousou de maneira segura no meio do deserto no Texas. A missão completa durou cerca de 11 minutos.

Fonte: CNN