Quarta-feira, 16 de Abril de 2025

Quarta-feira
16 Abril 2025

Tempo agora

Tempo limpo 16
Tempo limpo 25°C | 15°C
Tempo limpo
Qui 17/04 27°C | 14°C
Chuva
Sex 18/04 26°C | 17°C

Enem 2025: participantes cegos podem fazer a prova em Braille

Educação

10 de abril de 2025

Enem 2025: participantes cegos podem fazer a prova em Braille
Braille e outros recursos são oferecidos no Enem para os candidatos cegos ou com baixa visão
Foto: Divulgação / Freepik

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conta com um protocolo especial na aplicação para os candidatos cegos e/ou com baixa visão. Ele seguirá válido para as provas de 2025, cujas datas ainda não foram divulgadas.

As provas são realizadas em Braille. Além disso, os participantes podem levar cão-guia e solicitar outros recursos, como sala individual, mobiliário com dimensões adequadas para o manuseio da prova e dos recursos assistivos e auxílio para leitura e transcrição.

Também é possível pedir tempo adicional para a realização das questões. O protocolo ainda garante aos candidatos leitor de tela, guia-intérprete e sala de fácil acesso, entre outros recursos.

No quesito materiais, os candidatos podem usar os seus próprios, incluindo máquina de escrever em Braille, caneta de ponta grossa, óculos especiais e luminária.

A prova também teve o seu design adaptado para atender melhor os candidatos. Desde 2023, o cartão-resposta do Enem, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, foi adaptado para o tamanho 18 para as pessoas com deficiência visual.

Para ter acesso aos recursos, é necessário informar a deficiência durante a inscrição para a prova. O cronograma deste ano ainda não foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Isenção da taxa de inscrição

A partir do dia 14 de abril, até o dia 12 de maio, será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição por meio da Página do Participante. No ano passado, o valor foi de R$ 85.

Têm direito à isenção os candidatos:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025); 
  • Que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio; 
  • Em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Fonte: CNN