Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

Quarta-feira
02 Abril 2025

Tempo agora

Tempo nublado 19
Tempo nublado 26°C | 18°C
Chuva
Qui 03/04 21°C | 17°C
Tempo nublado
Sex 04/04 20°C | 9°C

Brasil vai à final da Copa América e garante vaga no Mundial de futsal feminino

Esporte, Notícias

30 de março de 2025

Brasil vai à final da Copa América e garante vaga no Mundial de futsal feminino
Foto: Divulgação

O Brasil está classificado para disputar a primeira edição da Copa do Mundo de futsal feminino. A seleção conquistou a vaga após se garantir na final da Copa América da modalidade, ao derrotar a Colômbia por 6 a 0, na tarde deste sábado (29), em Sorocaba (SP). Buscando o seu oitavo título continental, a equipe verde-amarela enfrentará a Argentina na decisão do torneio, marcada para ocorrer neste domingo, às 20h (horário de Brasília).

Com mais um placar elástico, o Brasil chega na final com uma campanha de cinco vitórias em cinco jogos, com 35 gols marcados e apenas um sofrido. Contra a Colômbia, que também estava invicta na competição, a seleção fez um jogo dominante do início ao fim e não tomou sustos. Natalinha fez dois gols, enquanto Nati Detoni, Diana, Vanin e Taty marcaram um gol cada.

A Copa América está distribuindo três vagas para a Copa do Mundo de futsal feminino, marcada para ocorrer entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas. Por serem finalistas, Brasil e Argentina já estão classificados. Paraguai e Colômbia, derrotados na semifinal, jogarão pelo terceiro lugar neste domingo, valendo a última vaga do continente sul-americano à competição mundial.

Esta será a primeira edição da Copa do Mundo de futsal feminino (organizada pela Fifa), tendo a participação de 16 seleções. Além de Brasil e Argentina, seis equipes já têm vaga assegurada: Espanha, Filipinas, Itália, Nova Zelândia, Polônia e Portugal. Ainda estão disponíveis três vagas para a Ásia, duas para a África, duas para a Concacaf e uma para a América do Sul.

Atingido o primeiro objetivo, o Brasil agora parte em busca de mais um título da Copa América. A equipe foi campeã de sete das oito edições do torneio continental já realizadas. A única vez que não foi campeã foi em 2015, justamente o ano em que não participou. Naquela ocasião, a Colômbia foi a vencedora. Já a Argentina foi vice-campeã em três oportunidades, incluindo em 2019 e em 2023.

Como foi o jogo
Como esperado, o Brasil teve a iniciativa ofensiva desde o início do jogo e criou muitas oportunidades nos primeiros minutos, mas parou na goleira Paula Valencia em diversas oportunidades. O primeiro gol brasileiro saiu a 13 minutos do fim do primeiro tempo, quando Nati Detoni recebeu passe de Amandinha e chutou de chapa com a perna esquerda, estufando a rede.

O segundo gol saiu alguns minutos depois. E foi um golaço. Em cobrança de escanteio, Amandinha deu passe por cima para Vanin, que acertou um chutaço de primeira, de muito longe, sem chances para Valencia. Quase que em seguida, veio o terceiro gol brasileiro, e mais uma vez com uma assistência de Amandinha. A craque rolou na lateral direita para Diana, que chutou e marcou.

O Brasil ainda teve outras oportunidades, mas não voltou a balançar as redes no final do primeiro tempo. Para a segunda etapa, a seleção voltou em ritmo mais lento e administrou o placar nos cinco primeiros minutos. A Colômbia se soltou e tentou algumas investidas no ataque, sem grandes perigos ao time brasileiro.

Foi em uma das jogadas ofensivas que saiu o quarto gol brasileiro. Após defesa de Bianca, Camilinha atravessou toda a quadra e rolou a bola para Natalinha, que só empurrou para o gol. Pouquíssimo tempo depois, a mesma Natalinha fez o quinto gol brasileiro, agora com um toque de letra, após assistência da goleira brasileira.

Alguns minutos depois, foi a vez da capitã Taty balançar as redes e fazer o sexto gol brasileiro. Ela chutou para o gol após receber passe de Ana Luiza. Já com o resultado bem definido e com a classificação garantida, Wilson Sabóia pôde rodar a equipe e variou os quartetos que ficaram em quadra no final do jogo. O placar terminou 6 a 0 até o fim.