Fila de espera na Saúde Mental preocupa em Não-Me-Toque
26 de março de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque enfrenta um desafio crescente na área de saúde mental, com mais de 300 pacientes aguardando atendimento com psiquiatras e psicólogos. Segundo a secretária da pasta, Liliane Kraemmer Erpen, a triagem e reorganização desse serviço estão entre as prioridades para este ano.
A maior demanda por internação no município ocorre devido à dependência química. Para enfrentar esse problema, a secretaria implantou um grupo de apoio para pacientes em reabilitação, que contará com acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Além disso, a depressão é uma das principais preocupações da equipe de saúde, afetando principalmente jovens e idosos. Segundo Liliane, fatores como o uso excessivo de redes sociais e o isolamento social durante a pandemia contribuíram para o aumento dos casos.
Atualmente, a rede municipal conta com oito psicólogos, sete terceirizados e uma psiquiatra que atende 20 pacientes por mês. Um processo seletivo foi aberto para a contratação de mais um profissional, que atuará por 20 horas semanais, ajudando a reduzir a fila de espera.
A secretária reforça que casos urgentes têm prioridade e convida os pacientes com necessidades específicas a procurá-la individualmente para avaliação.