Domingo, 20 de Abril de 2025

Domingo
20 Abril 2025

Tempo agora

Tempo limpo 14
Tempo limpo 22°C | 10°C
Tempo nublado
Seg 21/04 23°C | 10°C
Tempo nublado
Ter 22/04 25°C | 11°C

Outono chega nesta quinta-feira, mas final de semana no RS deve ser de calor

Clima

19 de março de 2025

Outono chega nesta quinta-feira, mas final de semana no RS deve ser de calor
Em Porto Alegre, as tardes seguirão mais quentes do que na última semana, mas sem calor excessivo, com máximas em torno de 28ºC e 31ºC.
Foto: Pedro Piegas

Apesar da chegada do outono, que entra oficialmente na próxima quinta-feira, dia 20, as temperaturas registradas ao longo desta semana têm sido altas no Rio Grande do Sul e devem se manter durante o final de semana, segundo a previsão da MetSul Meteorologia. Os mapas meteorológicos apontam a presença de uma massa de ar quente sobre a região Nordeste da Argentina e o Paraguai, favorecendo a elevação das temperaturas na Região Sul do Brasil.

Ainda de acordo com a agência de notícias climáticas, as temperaturas mais quentes devem ser registradas em áreas da metade Oeste gaúcha, especialmente no Oeste, na Fronteira Oeste e no Noroeste, podendo chegar a 35º e 38º neste final de semana.

Já no Sul e no Leste do estado, o clima ficará mais ameno. Em Porto Alegre, as tardes seguirão mais quentes do que na última semana, mas sem calor excessivo, com máximas em torno de 28ºC e 31ºC quase todos os dias.

Tendência de neutralidade do La Niña durante o outono

Conforme a atualização deste mês do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), o Oceano Pacífico ainda apresenta condições de La Niña no momento, mas deve passar muito rapidamente para a neutralidade em até 30 dias.

Segundo a MetSul Meteorologia, as condições atuais já são neutras (sem El Niño e La Niña). De acordo com as projeções da Meteorologia oficial dos Estados Unidos, há uma probabilidade muito alta de 70% a 80% que o outono do Hemisfério Sul transcorra com o Oceano Pacífico Equatorial em condições neutras.

No Brasil, o La Niña tem forte influência para o setor agrícola e se manifesta por mudanças climáticas, como o aumento de chuvas no Norte e no Nordeste, tempo seco no Centro-Sul, com chuvas mais irregulares e possíveis casos de chuva excessiva, condição mais favorável para a entrada de massas de ar frio e maior variação térmica.

É importante lembrar que as enchentes registradas no Rio Grande do Sul durante o outono do ano passado foram parcialmente associadas pelos meteorologistas aos efeitos finais do El Niño e uma transição para o La Niña. Portanto, o atual cenário de neutralidade é uma boa notícia para o estado.

Fonte: Correio do povo