Base Descentralizada do Samu é inaugurada em Não-Me-Toque
24 de fevereiro de 2025

Na manhã desta segunda-feira (24), na sede do Hospital Beneficência Alto Jacuí, aconteceu a solenidade de inauguração da Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes da 6ª Coordenaria Regional de Saúde, Samu Carazinho, diretoria e funcionários da entidade hospitalar.
O Hospital Alto Jacuí é o local pelo qual a ambulância e os profissionais estarão presentes em seus plantões com atendimento de urgência 24h por dia.
A vereadora Marina Trennepohl Crestani (PL), avalia esta conquista após mais uma parceria com o deputado Ubiratan Sanderson (PL), que foi representado pelo assessor Gesiel Serra.
“São várias mãos que fizeram chegar nesse momento e que vai ganhar é o nosso município. Quando a gente trabalha por uma causa é para as pessoas de Não-Me-Toque”, enfatiza.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Liliane Erpen, com a ambulância do Samu, os atendimentos urgentes foram transferidos. Antes, eram feitos pela equipe da secretaria.
“A partir de hoje a base está aqui no hospital, achamos que seria melhor terceirizar esse serviço porque os profissionais já se encontram juntos”, destaca.
Serão 11 profissionais, cinco técnicos condutores, cinco técnicos de enfermagem e um enfermeiro responsável técnico. O trabalho é dividido em escalas de 12×36.
De acordo com o coordenador, Cassiano Rodrigues, em entrevista ao Grupo Ceres, menciona, as etapas para o atendimento após ligar no 192. Outro contato disponível é o (54) 9.9670-3197.
“Uma telefonista (ao atender) vai pedir os dados como o nome do solicitante, enderenço e um ponto de referência do local”, completa.
O presidente do Hospital Alto Jacuí, Paulo Cervi, avalia ser um reconhecimento do poder público trazer a base para o hospital.
“Isso nos gratifica com uma estrutura coberta que vai proteger a unidade e os profissionais. Tem todo um ambiente para eles ficarem, sendo acionado saí imediatamente para o atendimento”, explica.
Serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.
O serviço é gratuito, acessado pelo número “192”, funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Fonte: Ministério da Saúde/ gov.br
Presença
Prefeito Gilson dos Santos, secretária de Saúde, Liliane Erpen, oficial Administrativo, Marco Costa. Presidente do Poder Legislativo, Cristiano Lima e os vereadores Marina Fatima Trennepohl Crestani e Émerson Quadros de Moura. Assessor do deputado Ubiratan Sanderson (PL), Gesiel Serra.
Presidente do Hospital Alto Jacuí, Paulo Cervi, administradora do Hospital, Lisete Bison. Coordenadora Regional da 6ª Coordenadoria de Saúde, Alba Valeria Debella; apoiadora técnica do COSEMS, Lilian Radoika Durigon, Coordenadores do Samu de Carazinho e Ijuí.
Fotos


