Jovem que andava de caiaque no Chile é ‘abocanhado’ por baleia-jubarte e sai ileso
13 de fevereiro de 2025

Um cidadão venezuelano que mora em Punta Arenas, no sul do Chile, viveu um episódio chocante no último fim de semana quando foi “abocanhado” por uma baleia-jubarte nas águas geladas do Estreito de Magalhães.
O episódio ocorreu no sábado, por volta das 15h, quando Adrián Simancas, analista, programador e músico de 24 anos, estava em uma viagem de trekking e packrafting com seu pai, Dell Simancas, um anestesista de 49 anos. Eles relataram o susto ao site BioBioChile.
No meio da aventura, enquanto o pai gravava um vídeo do filho, o gigantesco cetáceo apareceu de repente, um barulho alto foi ouvido e imediatamente o jovem desapareceu da superfície. Segundos depois, o animal libertou o jovem, que flutuou de volta à superfície com seu caiaque.
O pai acrescentou que, após o incidente, eles decidiram não continuar a viagem. O jovem saiu ileso, após ter ficado brevemente dentro da boca da baleia. Depois do que vivenciaram, pai e filho dizem que continuarão fazendo futuras expedições, embora com mais cautela.
A baleia-jubarte é um grande cetáceo, e as fêmeas são significativamente maiores que os machos. Enquanto uma fêmea geralmente mede entre 12 e 14 metros, com máximo de até 15 metros, os machos geralmente têm entre 11 e 13 metros. Alimentam-se principalmente de krill, crustáceos planctônicos, peixes e plâncton.
Fonte: O Globo