Milei vai retirar a Argentina da Organização Mundial da Saúde
05 de fevereiro de 2025
O presidente argentino, Javier Milei, retirará a Argentina da Organização Mundial da Saúde (OMS) devido a “profundas diferenças em relação à gestão da saúde”, anunciou o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (5).
A decisão “baseia-se nas profundas diferenças em relação à gestão da saúde, especialmente na pandemia” de covid-19, acrescentou o porta-voz.
“Nós, argentinos, não permitiremos que uma organização internacional interfira em nossa soberania”, enfatizou.
Milei segue Trump
No início deste ano, logo depois de tomar posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o plano de saída do país da OMS.
Os países participantes do conselho executivo do comitê de orçamento da Organização Mundial de Saúde concordaram em propor um corte de US$ 400 milhões do orçamento de 2026-2027 após a medida do governo norte-americano.
“O comitê reconheceu que, com a saída do maior contribuinte financeiro, o orçamento não poderia ser “business as usual” e que o princípio de um orçamento realista era fundamental a fim de garantir o alinhamento com as realidades econômicas e financeiras”, diz documento publicado.
Fonte: Correio do Povo