Governador recebe embaixador da Ucrânia para discutir cooperação e fortalecimento de relações bilaterais
04 de fevereiro de 2025
O governador Eduardo Leite recebeu, nesta segunda-feira (3/2), o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, para discutir oportunidades de cooperação e fortalecimento das relações entre o Rio Grande do Sul e o país europeu. O encontro ocorreu no Palácio Piratini e marca um momento de expectativa para a retomada e a normalização das conexões comerciais entre a Ucrânia e os países parceiros, como o Brasil, em meio à guerra.
A Ucrânia é tradicionalmente um importante player no mercado agrícola mundial, com mais de 70% de seu território dedicado à agricultura. O país é um dos principais exportadores de grãos para a Europa, especialmente trigo, milho, semente de girassol, cevada e soja. Em 2024, a balança comercial entre o Rio Grande do Sul e a Ucrânia foi superavitária para o Estado, com exportações de US$ 6,2 milhões, principalmente de máquinas e aparelhos para colheita, além de ferramentas pneumáticas.
O Rio Grande do Sul também mantém laços históricos com a Ucrânia através de sua comunidade de descendentes. Em Canoas, cerca de 60 famílias de origem ucraniana, que chegaram ao Estado na década de 1940, mantêm vivas as tradições culturais de seus ancestrais.
“Este encontro reforça nosso interesse em ampliar as relações comerciais com a Ucrânia, especialmente no momento em que o país sinaliza uma expectativa de normalização de suas atividades comerciais internacionais. Temos potencial para identificar novas oportunidades de negócios”, destacou Leite.
O embaixador Melnyk, que está no cargo desde junho de 2023, tem realizado uma série de encontros com autoridades brasileiras para fortalecer relações bilaterais. Durante o encontro, prestou solidariedade aos gaúchos pelas enchentes de 2024. O governador, por sua vez, também manifestou a sua solidariedade ao povo ucraniano pelas consequências da guerra. Antes de assumir a embaixada no Brasil, Melnyk atuou como vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia e foi embaixador na Alemanha por oito anos.
Também participaram da audiência os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, da Comunicação, Caio Tomazeli, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Fonte: Estado do RS