“Ainda Estou Aqui” conquista indicação histórica ao Oscar de Melhor Filme
23 de janeiro de 2025
A Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 23, os indicados ao Oscar 2025, em uma live no YouTube. O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres foram indicados para premiação.
O longa brasileiro foi nomeado em três categorias: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme. Já Fernanda, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz. É a primeira vez que um filme brasileiro foi indicado à categoria principal.
O longa “Ainda Estou Aqui” já era um dos favoritos, aclamado pela mídia internacional e crítica especializada. O anúncio dos indicados deveria ter ocorrido no dia 17 de janeiro, porém, com os grandes incêndios que assolaram Los Angeles ela foi adiada por duas vezes.
No entanto, a cerimônia continua marcada para o dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. No Brasil, a transmissão será feita pelo canal TNT e no streaming da Max.
Globo de Ouro
Neste ano, o filme já foi vencedor do Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz Dramática, pela atuação de Fernanda Torres. O que aumentou a arrecadação nas bilheterias e acirrou a campanha na corrida pelo Oscar.
Em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva – mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva e viúva do ex-deputado federal Rubens Paiva. No longa biográfico, inspirado no livro homônimo escrito por Marcelo, acompanhamos a vida da família Paiva durante a ditadura militar. Quando o patriarca da casa é raptado pelo regime, cabe a Eunice manter sua família unida e lutar pelo esclarecimento do sumiço de seu marido.
Confira a lista completa indicada das produções indicadas à Melhor Filme.
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Ainda Estou Aqui
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked