Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Quarta-feira
05 Fevereiro 2025

Tempo agora

Parcialmente nublado 24
Parcialmente nublado 39°C | 20°C
Chuva
Qui 06/02 38°C | 19°C
Chuvas esparsas
Sex 07/02 38°C | 18°C

Netanyahu exige nomes dos reféns que serão libertados no domingo antes de entregar prisioneiros palestinos

Mundo

18 de janeiro de 2025

Netanyahu exige nomes dos reféns que serão libertados no domingo antes de entregar prisioneiros palestinos
Foto: Divulgação

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exigiu neste sábado (18) uma lista dos reféns israelenses que seriam libertados no domingo (19), antes da primeira troca de prisioneiros sob o acordo de trégua com os terroristas do Hamas. “Não prosseguiremos com a implementação do acordo até que tenhamos recebido, conforme combinado, a lista de reféns a serem libertados”, disse Netanyahu em um comunicado. Um porta-voz do líder israelense disse que a lista em questão era a de reféns que deveriam ser libertados no domingo, a partir das 14h30 GMT (11h30 no horário de Brasília), seis horas após a trégua entrar em vigor.

Saiba mais

O acordo para um cessar-fogo em Gaza e a troca de reféns por prisioneiros entrará em vigor neste domingo (19), às 03h30 no horário de Brasília, um dia após sua aprovação pelo governo israelense e após mais de 15 meses de guerra no território palestino.

O Catar, um dos mediadores internacionais ao lado do Egito e dos Estados Unidos, anunciou que o cessar-fogo começará no domingo às 08h30 (03h30 em Brasília). O acordo, alcançado após mais de um ano de negociações complexas, prevê uma primeira fase de seis semanas durante as quais as hostilidades serão interrompidas e 33 reféns mantidos em Gaza serão libertados em troca de 737 prisioneiros palestinos mantidos por Israel.

De acordo com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdelrahmane Al-Thani, o pacto anunciado na quarta-feira visa pôr “um fim definitivo à guerra” desencadeada por um ataque sem precedentes a Israel pelo movimento palestino Hamas em 7 de outubro de 2023.

Fonte: Jovem Pan