Maduro toma posse para 3º mandato como presidente, após eleições contestadas
10 de janeiro de 2025
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 10, para um terceiro mandato no cargo, meses depois de ter sido declarado vencedor em eleições amplamente contestadas pela comunidade internacional e por observadores independentes.
A cerimônia aconteceu um dia após a detenção da líder da Oposição Venezuela, María Corina Machado, que participava de um protesto contra o ditador. Corina Machado disse ter sido forçada a gravar uma série de vídeos antes de ser liberada.
“Juro” que este novo período presidencial será o período da paz”, declarou Maduro diante do presidente do Parlamento, o líder chavista Jorge Rodríguez. “O senhor está investido no cargo de presidente constitucional”, respondeu o chefe do Legislativo.
Mesmo governos mais próximos de Caracas, como Colômbia e Brasil, criticam que a eleição passada não foi transparente porque não foram divulgados todos os dados eleitorais. Mesmo assim, devem enviar representante diplomáticos à posse. O governo mexicano informou que não se envolve com questões internas do país sul-americano e também enviará um representante.
Como primeira medida do novo mandato, o presidente Nicolas Maduro deve editar decreto para criar uma comissão com o objetivo de elaborar uma reforma constitucional para, em suas palavras, consolidar “a soberania popular” com a construção de um novo modelo de Estado, então chamado de “Estado comunal”, projeto inicialmente idealizado pelo ex-presidente Hugo Chávez.
Fonte: Correio do Povo