Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025

Sexta-feira
10 Janeiro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 16
Tempo limpo 30°C | 16°C
Tempo limpo
Sáb 11/01 31°C | 17°C
Tempo limpo
Dom 12/01 30°C | 14°C

Processo de alistamento militar feminino começa com vagas em três municípios

Notícias

09 de janeiro de 2025

Processo de alistamento militar feminino começa com vagas em três municípios
De acordo com Magnólia Malmann, responsável pela Junta de Serviço Militar de Não-Me-Toque, o processo de alistamento feminino é experimental
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

As mulheres que desejam ingressar no serviço militar brasileiro podem, desde 1º de janeiro, realizar o alistamento voluntário. O processo segue até o dia 30 de junho e disponibiliza 1.465 vagas exclusivas para mulheres. Neste ano, a seleção é direcionada às candidatas nascidas em 2007, que completam 18 anos em 2025.

De acordo com Magnólia Malmann, responsável pela Junta de Serviço Militar de Não-Me-Toque, o processo de alistamento feminino é experimental e será realizado em apenas três municípios do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. “As jovens podem se alistar em qualquer município, mas apenas as residentes nesses três locais serão selecionadas para a etapa de inspeção de saúde e o processo de serviço”, explicou Magnólia.

Ela destacou ainda que a abertura para o alistamento feminino é um marco importante. “Muitas jovens têm demonstrado interesse no serviço militar. Este ano será um teste, e esperamos que, nos próximos, mais municípios possam ser incluídos”, afirmou.

As candidatas passarão pelas mesmas etapas do processo enfrentado pelos homens, incluindo a inspeção de saúde. Quem não for selecionada para o serviço militar pode considerar outras oportunidades, como o concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), aberto para ambos os gêneros até os 23 anos. O concurso permite o ingresso como sargento do Exército Brasileiro.

O alistamento voluntário feminino representa um passo significativo na inclusão de mulheres no âmbito militar. Para mais informações, as interessadas podem procurar a Junta de Serviço Militar de seu município ou acessar o site oficial das Forças Armadas.