Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025

Terça-feira
07 Janeiro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 18
Tempo nublado 29°C | 12°C
Parcialmente nublado
Qua 08/01 30°C | 14°C
Tempo nublado
Qui 09/01 31°C | 15°C

Produção de frango deve crescer 2,9% em 2025

Agronegócio

06 de janeiro de 2025

Produção de frango deve crescer 2,9% em 2025
Para acompanhar o avanço do setor no país, o Rio Grande do Sul enfrentará cenário e desafios específicos.
Foto: Leandro Hamester / Languiru Divulgação / CP

Estudos realizados por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea Esalq/USP) indicam que a produção brasileira de carne de frango deve alcançar 14,2 milhões de toneladas em 2025, aumento de 2,9% frente ao ano anterior. Em relação à demanda, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê 46,6 quilos per capita para o próximo ano, o que representa uma alta de 1,9% na comparação com 2024.

O Cepea salienta que as perspectivas de crescimento dependem da ausência de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1 ou IAAP) em granjas comerciais (ou outros tipos de Influenza). De acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), o setor nacional permanece livre da patologia.

Além disso, o estudo destaca a necessidade da avicultura de corte brasileira monitorar os conflitos no Oriente Médio. O Brasil é o maior fornecedor global de carne de frango Halal, que segue requisitos específicos para comercialização em países muçulmanos. Entre janeiro e novembro do ano passado, as exportações nacionais para os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, totalizaram 425 mil toneladas de carne.

Para acompanhar o avanço do setor no país, o Rio Grande do Sul enfrentará cenário e desafios específicos. Entre eles, estão os impactos da enchente de abril e maio do ano passado e a repercussão da ocorrência da doença de Newcastle, no município de Anta Gorda, no Vale do Taquari. O fim da enfermidade foi reconhecido pela Omsa no dia 24 de outubro.

Conforme avaliou, em dezembro, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, ambos acontecimentos contribuíram para a queda de 5,25% nas exportações gaúchas de frango acumuladas entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023.

Fonte: Correio do Povo