Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025

Segunda-feira
06 Janeiro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 28
Tempo nublado 28°C | 13°C
Tempo nublado
Ter 07/01 29°C | 13°C
Tempo limpo
Qua 08/01 30°C | 14°C

Prazo para solicitar devolução do ICMS na compra de produtos da linha branca termina em 30 de abril no RS

Estado

04 de janeiro de 2025

Prazo para solicitar devolução do ICMS na compra de produtos da linha branca termina em 30 de abril no RS
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O prazo para pessoas atingidas pelas enchentes comprarem eletrodomésticos que fazem parte do Devolve ICMS Linha Branca, do governo gaúcho, terminou na última terça-feira (31). Quem não é beneficiário de programas do Cartão Cidadão precisa resgatar a devolução do imposto por meio do programa NFG (Nota Fiscal Gaúcha) até o dia 30 de abril.

A iniciativa, anunciada em junho pelo governador Eduardo Leite, devolve parte ou todo o ICMS pago na aquisição de eletrodomésticos para as pessoas atingidas pelas enchentes.  Os itens incluídos no programa são fogão, refrigerador, lava-roupas de até 18 quilos, máquina de secar roupas de até 10 quilos, máquina de centrifugar roupas de até 23 quilos e micro-ondas.

Para receber o tributo de volta, o comprador teve que solicitar a inclusão do seu CPF na nota fiscal e também pedir ao estabelecimento que incluísse na nota a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que representa o código da mercadoria elegível.

Formas de devolução

Cartão Cidadão: a devolução é feita automática para quem já é integrante dos programas Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola ou Professor do Amanhã. Nesse caso, não é preciso fazer nenhuma ação, pois o pagamento se dá de forma imediata.

Via programa Nota Fiscal Gaúcha: quem não é beneficiário do cartão precisa estar cadastrado ou fazer cadastro no NFG. No site ou no aplicativo, os participantes devem clicar em Devolve ICMS Linha Branca e aceitar a declaração de que foram afetados pelas enchentes, confirmando os dados bancários. Depois, devem resgatar sua devolução.

Fonte: O Sul