Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Quarta-feira
15 Janeiro 2025

Tempo agora

Parcialmente nublado 28
Parcialmente nublado 30°C | 17°C
Chuvas esparsas
Qui 16/01 34°C | 17°C
Chuvas esparsas
Sex 17/01 35°C | 18°C

2025: Ano de Fenômenos Astronômicos com Eclipses, Superluas e Chuvas de Meteoros

Ciência

03 de janeiro de 2025

2025: Ano de Fenômenos Astronômicos com Eclipses, Superluas e Chuvas de Meteoros
Foto: AP Photo/Bilal Hussein

O ano de 2025 promete ser repleto de eventos astronômicos, com destaque para 12 chuvas de meteoros, conjunções planetárias e uma série de eclipses. Entre os fenômenos mais aguardados estão 2 eclipses lunares, 2 eclipses solares e diversas superluas. O G1 preparou uma lista com os principais eventos astronômicos que ocorrerão ao longo do ano. Confira:

Eclipses

Em 2025, haverá dois eclipses solares, ambos parciais, nos dias 29 de março e 21 de setembro. No eclipse solar, a Lua bloqueia apenas uma parte da luz do Sol, mas atenção: é imprescindível o uso de filtros especiais ou observar o reflexo do Sol para proteger os olhos. Infelizmente, nenhum desses eclipses será visível no Brasil. O eclipse de 29 de março poderá ser visto em países da Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul, além de algumas áreas do Atlântico e Ártico. O eclipse de 21 de setembro será visível na Austrália, Pacífico e Antártida.

Além disso, dois eclipses lunares irão ocorrer em 2025. O primeiro, um eclipse lunar total, será visível em todo o Brasil entre os dias 13 e 14 de março. Já o segundo, um eclipse lunar parcial, acontecerá entre os dias 7 e 8 de setembro, mas não será visível no país.

O eclipse lunar total, também conhecido como “Lua de Sangue”, ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, e a Lua passa pela sombra da Terra. Durante esse evento, a Lua fica com uma coloração avermelhada, já que a luz do Sol não incide diretamente sobre ela. Para observá-lo, não são necessários equipamentos especiais, embora binóculos ou telescópios possam melhorar a visualização e a intensidade da cor vermelha. A Lua de Sangue será visível em toda a América do Sul e Central, além de partes da América do Norte, Europa Ocidental e África Ocidental.

Ponto Mais Próximo do Sol

No dia 4 de janeiro, a Terra atingirá seu ponto mais próximo do Sol, o periélio, às 10h28 (horário de Brasília). Nesse momento, a Terra estará a cerca de 147 milhões de quilômetros da estrela central do Sistema Solar. Durante o periélio, o Sol aparece maior, já que seu diâmetro aparente atinge o valor máximo do ano.

Além disso, o ano de 2025 será marcado por eventos astronômicos que continuam a fascinar os astrônomos e os curiosos pelo universo, com a possibilidade de observação dos fenômenos nas mais diversas regiões do planeta.