Brasil cria identidade nacional para animais domésticos a partir de 2025
26 de dezembro de 2024
A partir de 2025, cães e gatos no Brasil contarão com uma carteira de identidade nacional. A novidade faz parte do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, iniciativa do governo federal que busca aprimorar o controle de doenças e combater os maus-tratos.
O sistema, que está em fase final de testes e deve ser liberado em janeiro, fornecerá um número de identidade único e intransferível para cada animal. O documento reunirá informações como dados do tutor, endereço, idade e raça do animal, além do histórico de doenças e vacinas.
A emissão será realizada por meio da conta gov.br, de forma gratuita. Além de contar com a foto do pet, a carteirinha terá um QR Code que poderá ser impresso e anexado à coleira. ONGs e prefeituras também estarão aptas a realizar os cadastros.
Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, destacou a relevância do sistema para a elaboração de políticas públicas.
“Por meio desse sistema, nós vamos saber quantos cães e gatos temos no Brasil, em que bairro, município e Estado. Quem está castrado, quem não está. Quanto mais pessoas cadastrarem seus animais, mais dados teremos para direcionar os esforços dessa política pública”, explicou.
A medida promete impactar positivamente o cuidado com os animais e a organização de iniciativas voltadas ao bem-estar animal em todo o país.