Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Quinta-feira
26 Dezembro 2024

Tempo agora

Tempo limpo 15
Tempo limpo 24°C | 16°C
Tempo limpo
Qui 26/12 26°C | 13°C
Tempo limpo
Sex 27/12 28°C | 14°C

Atlas Hidroenergético mostra potencial de geração de energia renovável no Rio Grande do Sul

Estado

25 de dezembro de 2024

Atlas Hidroenergético mostra potencial de geração de energia renovável no Rio Grande do Sul
Publicação é importante ferramenta para promover o uso eficiente dos recursos hídricos com desenvolvimento sustentável
Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Energia (DE), lançou, neste mês de dezembro, o Atlas Hidroenergético do Rio Grande do Sul. O anúncio aconteceu durante a apresentação do Balanço 2024, na segunda-feira (16/12). A publicação traz informações detalhadas sobre o potencial de geração de energia renovável a partir dos recursos hídricos disponíveis no Estado, constituindo uma importante ferramenta para o planejamento energético e o desenvolvimento sustentável.

O Atlas foi elaborado pela empresa Água & Solo Estudos e Projetos Ltda., vencedora do processo licitatório realizado pela Sema. Para acompanhamento dos trabalhos e avaliação dos conteúdos elaborados, a Secretaria, por meio da Portaria nº 161/2023, instituiu o Comitê Técnico de Acompanhamento, composto pelo DE, pelo Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), além de representantes de entidades dos setores de energia, meio ambiente e pesquisa.

Versão virtual já está disponível

A finalidade da publicação é divulgar e facilitar o acesso aos dados sobre o potencial hidroenergético, promovendo o uso eficiente dos recursos hídricos como fonte de energia renovável. Ela integra um esforço contínuo do Estado para fornecer informações sobre fontes renováveis de energia, alinhando-se aos exemplos dos Atlas Eólico (2014), de Biomassa (2016) e Solar (2018). A versão virtual do Atlas está disponível para consulta neste link.

“Além de ser uma fonte renovável, a geração de energia a partir da água contribui para a mitigação das mudanças climáticas. Os reservatórios de água não geram apenas energia, mas também ajudam no controle de enchentes, segurança hídrica e abastecimento”, afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, reafirmando que essa entrega era um compromisso assumido pelo Governo do Estado, sob a gestão do governador Eduardo Leite.

Por meio do levantamento de potenciais outorgados e de aplicação de metodologia para estimativa de potenciais remanescentes, considerando cálculo de vazões e restrições físicas, ambientais e socioeconômicas, o Atlas oferece uma visão detalhada e precisa sobre as possibilidades de ampliação do uso dos recursos hídricos para geração de energia nas 25 bacias hidrográficas do Estado.

Segundo o diretor do DE, Rodrigo Huguenin, o uso de energia renovável contribui para a preservação ambiental e promove a geração de novas perspectivas econômicas. “Este instrumento reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável, além de criar oportunidades para atrair investimentos”, concluiu.

Copergs

Durante o Painel Estratégico do Comitê de Planejamento Energético (Copergs), realizado na sexta-feira (13/12), o Departamento de Energia assinou a criação de sete subcomitês setoriais, com a missão de planejar políticas públicas e desenvolver soluções para áreas estratégicas do setor energético. Além disso, foi lançado o Relatório Síntese do Balanço Energético do RS, que abrange o período de 2015 a 2022 e detalha a evolução da oferta e da matriz elétrica do Estado.

Outras informações sobre as atividades do Departamento de Energia da Sema, acessando aqui.