Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024

Segunda-feira
23 Dezembro 2024

Tempo agora

Parcialmente nublado 14
Parcialmente nublado 27°C | 12°C
Chuvas esparsas
Ter 24/12 29°C | 16°C
Chuva
Qua 25/12 23°C | 15°C

Queda de avião em Gramado: vítima em estado grave é internada no HPS, em Porto Alegre

Urgente

22 de dezembro de 2024

Queda de avião em Gramado: vítima em estado grave é internada no HPS, em Porto Alegre
Duas pacientes encaminhadas para a Capital sofreram queimaduras
Foto: Ricardo Giusti

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre confirmou a transferência de uma segunda vítima do acidente com uma aeronave em Gramado para a Capital, dessa vez para a UTI de queimados do Hospital de Pronto Socorro. Mais cedo, a secretaria havia confirmado o encaminhamento de outra vítima para o Hospital Cristo Redentor.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, as vítimas foram retiradas quase no mesmo horário de Gramado, por volta das 15h30min e 15h40min. Ambas possuem ferimentos graves e tiveram, respectivamente, 60% e 30% do corpo queimado.

As duas vítimas são mulheres, com idades de 56 e 52 anos. Elas são as únicas pacientes em estado grave após a tragédia ocorrida na Avenida das Hortências, em Gramado. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas, mas 5 receberam atendimento e já foram liberadas, enquanto 12 permanecem no Hospital de Gramado, segundo as últimas informações das autoridades gaúchas.

O acidente

Na queda, o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 14 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local foi isolado pela Brigada Militar.

A colisão gerou um incêndio na avenida das Hortênsias, que teve de ser isolada pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros. A aeronave seria um Piper PA 42-1000 Cheyenne 400, que teria partido de Canela.

As autoridades gaúchas confirmaram na tarde deste domingo que o empresário Luiz Cláudio Galeazzi e está entre as vítimas do acidente aéreo ocorrido em Gramado. Além dele, outros nove familiares morreram na queda do avião de pequeno porte que caiu na avenida das Hortênsias, totalizando dez pessoas.