Ciclo de Palestras nas Farmácias São João debate o Diagnóstico Precoce do Câncer
13 de novembro de 2024
Mais de 73 mil casos de câncer de mama e 70 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano no Brasil. Os dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer foram apresentados no Ciclo de Palestras das Farmácias São João, que reúne os colaboradores e gestores no auditório da empresa, no Centro de Operações de Passo Fundo, a cada quinze dias para tratar de temas relevantes para a saúde e para o trabalho. Na segunda-feira (11) pela manhã, os convidados, o médico oncologista Dr. Álvaro Machado do CTCAN, e a médica radiologista da Kosma Medicina Diagnóstica especialista em mamas, Dra. Tailize Menegazzo Pisoni, abordaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“O câncer de mama e de próstata continuam sendo os mais comuns. Uma em cada 8 mulheres serão diagnosticadas por ano de câncer de mama. Esse é um número muito elevado. A questão é que em muitos casos o diagnóstico precoce salva vidas. A taxa de cura chega a 95%, mas é preciso fazer os exames de rotina para diagnosticar o quanto antes”, reforça a Dra. Tailize Menegazzo Pisoni.
A partir dos 40 anos, deve ser feita mamografia todo ano. Segundo a médica, a radiação recebida equivale a passar um dia no sol para a mama e, para a tireoide, é como se fosse uma hora ao sol. A ecografia é o segundo passo. Na ecografia, se vê outros tipos de alteração diferentes do que se vê na mamografia. A ressonância não identifica alterações de tamanho menor, por isso, também não substitui a mamografia. Por último, é importante ressaltar que hoje a biópsia é um procedimento muito mais tranquilo de fazer e é imprescindível antes de qualquer cirurgia.
O Dr. Álvaro Machado, informou que a cada 3 anos, sobe de 10 a 20% o número de casos e têm aumentado entre as mulheres jovens, abaixo de 40 anos de idade. “Essa é uma doença silenciosa (o câncer de mama e de próstata) e, por isso, os exames precisam ser feitos para um diagnóstico precoce, para que, antes de apalpar a alteração na mama ou antes de urinar sangue, já iniciar tratamento, quando for o caso”.
Há vários fatores de risco como sedentarismo, sobrepeso, histórico familiar, má alimentação (especialmente o consumo de alimentos multiprocessados). “Para saber o que comer, pense na dieta saudável, a dieta divina. Foi Deus quem fez? Então, consuma com tranquilidade”, afirma o médico.
Uma pesquisa mostrou que 25% das pessoas que fazem atividade física intensa 5x por semana, tiveram menos recidivas e mortes. “Quem se alimenta e faz exercício vive mais e vive melhor. O principal recado é de prevenir e estar atento aos sinais do corpo. Pense em levar essa mensagem a todos da família, para ver se estão se cuidando”, reforça o Dr. Álvaro Machado.
A palestra fez parte do Ciclo de Palestras realizado a cada 15 dias para colaboradores da Rede de Farmácias São João. “Considero dever da empresa educar, orientar, difundir e compartilhar informação para que todos possam ser saudáveis, tenham uma qualidade de vida melhor, multipliquem a informação para outros colegas e pensem no cuidado de suas famílias. Se tiver apoio da família, a pessoa será incentivada a fazer os exames e a ter mais cuidados com a saúde”, afirma o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Brair.
Fonte: Ascom São João