Eleições 2024: aplicativo E-título registrou pico de 7,6 mil acessos por segundo
06 de outubro de 2024
Segundo balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo do e-Título registrou um pico de 7.600 acessos por segundo. Poucos minutos após a abertura das urnas para as eleições municipais de 2024, eleitores de diversas partes do Brasil relataram dificuldade para acessar o aplicativo do e-Título.
De acordo com o Tribunal, isso se deve ao grande número de tentativas de acesso no aplicativo. Para a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a situação é comum.
“Então realmente era uma demora. É como se fosse uma fila. Não há problema nenhum”, disse.
O TSE também afirma que 1963 urnas foram substituídas. Segundo o tribunal, esse número representa 0,37% do total utilizado no País.
Como utilizar
O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android e iPhones. Para começar a usar, é preciso clicar em “Começar no e-Título”, selecionar o quadrado ao lado de “Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade” e, então, clicar em “Continuar”.
O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em “Habilitar” e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações.
Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título:
– Informe nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;
– Clique em “Entrar no e-Título”;
– Confirme outros dados que forem apresentados, como local de votação, telefone, profissão – as informações são baseadas no cadastro feito ao emitir o título de eleitor impresso – e clique em “Finalizar”;
– Digite sua senha e clique em “Confirmar” – o e-Título pode informar que sua senha está desatualizada e pedir para você criar uma nova.
– Digite sua senha e clique em “Confirmar” – o e-Título pode informar que sua senha está desatualizada e pedir para você criar uma nova.
O e-Título pode pedir para fazer uma verificação por selfie. Se a opção aparecer para você, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em “Sim”. Depois, clique em “Prosseguir” e siga as instruções para tirar a foto.
O aplicativo também pode oferecer a opção para você habilitar o acesso com a digital. Se você desejar essa alternativa, clique em “Ativar”.
Fonte: O Sul