Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

Sexta-feira
25 Abril 2025

Tempo agora

Tempo limpo 13
Tempo limpo 26°C | 13°C
Chuvas esparsas
Sáb 26/04 26°C | 16°C
Chuva
Dom 27/04 20°C | 16°C

Apae volta a receber recursos do Governo do RS

Educação

22 de abril de 2024

Apae volta a receber recursos do Governo do RS
Foto: Divulgação

A educação, saúde e desenvolvimento social dos usuários são o foco do trabalho da Apae de Victor Graeff. Atuando de forma filantrópica e sem fins lucrativos, a instituição conta com recursos financeiros recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagamentos de profissionais e necessidades básicas. Entretanto, o valor não vinha sendo depositado desde janeiro de 2024, situação que mudou na última semana. 

Após quatro meses sem recebimento do valor, a diretora da entidade, Marceli Schroeder, pontuou que o auxílio voltou a integrar o caixa da instituição. “Todas as Apaes do Rio Grande do Sul estavam sem receber por causa do atraso na renovação do convênio com a Fundep. Semana passada recebemos três meses de retroativos, mas tivemos que usar os recursos que arrecadamos durante os eventos para pagar os profissionais até então. Foi bem demorado”, comenta. 

Além da quantia recebida do Governo gaúcho, a Apae conta com apoio da comunidade local para manter suas atividades. “Neste final de semana recebemos uma ação voluntária da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) para revitalização do parquinho da nossa escola. Sempre estamos em busca de parcerias e na organização de eventos para que consigamos nos manter”, pontua a diretora. 

Outras atividades também auxiliam na manutenção da Associação, como, por exemplo, venda de alimentos durante o Festival da Cuca com Linguiça, Pedágio Solidário e Café Colonial – que será realizado no dia 06 de julho neste ano. “Hoje são 9 alunos que participam das nossas ações envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, professores, merendeiros. Tudo precisa de recurso para que possamos correr atrás.  Esperamos que nos próximos meses tudo seja normalizado e já agradecemos a todos que estão dispostos a apoiar a nossa entidade. É um gesto nobre e se cada um der um pouquinho de si, tudo funciona!”, finaliza Marceli. 

Ouça a entrevista: