Primeiro avião com brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília
Notícias
11 de outubro de 2023
Foto: Evaristo Sa
Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4h, o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros repatriados de Israel aterrissou na capital brasileira. Com um total de 211 passageiros a bordo, este voo histórico marcou o retorno seguro de cidadãos brasileiros após o início do conflito entre Hamas e Israel no último sábado, 7 de outubro.
Do grupo de repatriados, 104 passageiros continuarão a jornada em duas aeronaves da FAB com destino ao Rio de Janeiro, enquanto os 107 restantes permanecerão em Brasília, onde desembarcaram.
O momento emocionante da chegada ficou marcado quando o primeiro brasileiro a desembarcar do avião saiu por volta das 4h25min, carregando orgulhosamente a bandeira nacional em seus braços.
Antes da chegada do voo, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, realizou uma entrevista coletiva no aeroporto. Ele destacou a importância da operação de repatriação conduzida pelo Brasil, afirmando que o país foi o primeiro a realizar tal operação desde o início do conflito em solo israelense.
A Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, enfatizou o compromisso do governo brasileiro de repatriar todos os brasileiros que se encontram em Israel e regiões afetadas pelos recentes conflitos. Até o momento, estima-se que aproximadamente 2,5 mil brasileiros estejam em Israel, com cerca de 50 compatriotas na Faixa de Gaza.
Durante uma entrevista coletiva realizada após a chegada do primeiro voo de repatriação em Brasília, Maria Laura da Rocha declarou que o objetivo é trazer todos de volta. “Nossa preocupação principal, neste momento, são nossos co-nacionais que se encontram em áreas afetadas pelos conflitos”, declarou.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, revelou que a equipe está em processo de análise de dois aeroportos localizados ao norte e nordeste do Egito, os quais apresentam boas perspectivas para atender aos brasileiros na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. “O trabalho para trazer nossos compatriotas da Faixa de Gaza já está em andamento. Estamos mantendo contato com Israel, Egito e Palestina para coordenar o deslocamento terrestre, embora isso dependa consideravelmente da cooperação dessas partes”, explicou.
No entanto, o tenente-brigadeiro ressaltou que ainda não há uma previsão definida para o resgate dos brasileiros na Faixa de Gaza, visto que a operação envolve diversos fatores e está sujeita à colaboração das partes envolvidas. O governo brasileiro permanece comprometido em garantir a segurança e o retorno de seus cidadãos em meio à situação de crise na região.