Segunda-feira, 17 de Março de 2025

Segunda-feira
17 Março 2025

Tempo agora

Tempo limpo 32
Tempo limpo 33°C | 14°C
Tempo limpo
Ter 18/03 33°C | 16°C
Tempo limpo
Qua 19/03 33°C | 14°C

Drex é o nome escolhido pelo Banco Central para a nova moeda digital do Brasil

Notícias

07 de agosto de 2023

Drex é o nome escolhido pelo Banco Central para a nova moeda digital do Brasil
Foto: Senado Federal

A primeira moeda digital do país recebeu o nome de Drex, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (07). O Drex é uma Moeda Digital de um Banco Central (CBDC), uma alternativa ao dinheiro em papel, possuindo o mesmo valor e respaldo legal. Ao contrário das criptomoedas, o Drex é regulado e está sob a política monetária do real tradicional, proporcionando maior estabilidade à moeda.

Semelhante ao Pix, o Drex é uma combinação entre Digital Real, a palavra eletrônico e a letra “x”, dando continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix. A expectativa é que a tecnologia esteja disponível ao público em 2024, visando acelerar as transações financeiras, reduzir custos e tornar o acesso ao mercado financeiro mais acessível.

Para utilizar o Drex, os usuários utilizarão “tokens” que representam os valores de cada moeda digital. Esses tokens serão códigos gerados pelo BC e poderão ser trocados por dinheiro físico, assim como os valores em papel-moeda também poderão ser digitalizados. Acesso à moeda digital será possível através de carteiras digitais ou seguindo as instruções dos bancos que operacionalizarão essa nova tecnologia.

É importante ressaltar que o Drex não é uma criptomoeda, não possui variação de preço e possui regulamentação no país. Sua adoção busca fornecer um ambiente seguro e regulado para o desenvolvimento de novos negócios e promover um acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia, tanto para cidadãos quanto para empreendedores. Os valores mantidos em Drex não têm rentabilização automática e seguirão as mesmas políticas monetárias do real tradicional.