Início » RS registra menor número de homicídios para um mês nos últimos 13 anos

RS registra menor número de homicídios para um mês nos últimos 13 anos

por Daiane Giesen
412 visualizações

Com 95 casos, julho foi o mês com o menor número de homicídios no RS nos últimos 13 anos. Até então, maio tinha o registro de mortes mais baixo, quando 107 casos foram contabilizados. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 25,2%.

De acordo com o governo do Estado, outros crimes contra a vida também tiveram queda no mês passado comparado a julho de 2022: os feminicídios caíram em 10% e os latrocínios reduziram em 66,7%.

Os dados são divulgados todo mês pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Nesta quinta-feira (10), o anúncio foi feito em coletiva de imprensa, que reuniu chefias das forças de segurança e do governo gaúcho, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. Estiveram presentes o governador Eduardo Leite, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, o comandante da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli e o chefe de Polícia Civil, Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

Na comparação mês a mês, foram 32 homicídios a menos: 95 neste ano e 127 em 2022. No acumulado do ano, entre janeiro e julho, a queda foi de cinco casos em relação a 2022, uma redução de 0,5%, segundo o governo do Estado.

Um caso a menos de feminicídio

Nos casos de feminicídiono Estado, o número se manteve. Em julho deste ano, nove mulheres foram mortas, contra 10 no mesmo período em 2022, uma queda de 10%. Para a SSP, a redução “reflete os esforços constantes” das forças de segurança no combate a violência contra a mulher.

“Entre as medidas adotadas, destacam-se a implantação do projeto Monitoramento do Agressor — atualmente 20 agressores estão sob vigilância de tornozeleira eletrônica—, as ações da Delegacia Online da Mulher e a expansão das Salas das Margaridas”, ressalta a pasta.

No Estado, existem 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam), além de 77 Salas das Margaridas. A Brigada Militar atende 114 municípios gaúchos com as patrulhas Maria da Penha.

Latrocínios em queda

Os casos de roubos com morte também registram queda no mês. Em julho deste ano, uma ocorrência do tipo foi registrada, contra três no período em 2022,  baixa de 66,7% no RS.

O acumulado do ano também tem queda em comparação com o período de 2022: foram 27 latrocínios em 2023, contra 32 casos registrados nos sete meses de 2022, o que representa diminuição de 15,6%.

Fonte: GauchaZH

 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade