Com a realização da 22a Seara da Canção Gaúcha, Carazinho, que é a Capital da Hospitalidade e da Logística, se transforma também na “capital do nativismo” durante os dias 27, 28 e 29 de outubro.
Mais de 200 artistas da cultura regional e um público superior a 1 mil pessoas por noite são esperados para o festival.
Além disso, quem não estiver presencialmente em Carazinho, mas aprecia a cultura regional, certamente vai acompanhar o festival a distância, lembrando que os três dias de Seara têm transmissão em vídeo ao vivo e online nos canais oficiais do festival.
Todas as atrações da Seara podem ser conferidas sem pagar ingresso. Isso porque na Seara tem o ingresso solidário, onde o valor da entrada é a doação de 1kg de alimento não-perecível para cada noite do evento. As doações serão entregues para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Carazinho, que fará o encaminhamento a quem necessita.
A Seara acontece na Acapesu, local que sediou as primeiras edições do festival e que guarda um forte vínculo histórico e afetivo com o evento. “Esse certamente é um atrativo a mais para o festival. A volta da Seara para sua casa tem mobilizado de forma muito intensa o público carazinhense. Não vai faltar música gaúcha de qualidade e muita emoção durante o festival”, destaca Gustavo Weber, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade que promove o festival em parceria com a administração municipal de Carazinho e um grande time de patrocinadores.
Seara apresenta 40 músicas concorrentes
40 músicas concorrem na 22a Seara. São 30 inéditas (10 da categoria Local e 20 da categoria Geral) e 10 composições da 9a Searinha, onde os jovens talentos interpretam músicas de edições anteriores da Seara. Nos dias 27 e 28, 15 músicas sobem ao palco por noite, sendo 5 da categoria Local e 10 da categoria Geral. Após as apresentações do dia 28, serão anunciadas nas redes sociais da Seara as 15 classificadas para a final.
No domingo, a programação inicia às 14h com a Mateada Cultural e várias atrações. A partir das 16h sobem ao palco as 10 concorrentes da 9a Searinha (5 da categoria Piá e 5 da categoria Piazito). A Searinha é um evento tradicional da Seara e que proporciona espaço para o surgimento e o desenvolvimento de jovens talentos.
Na noite do domingo se apresentam as 15 finalistas da Seara, onde as classificadas das categorias Local e Geral concorrerão entre si em igualdade de condições aos prêmios de Melhor Canção Nativista, Melhor Canção Galponeira, Melhor Canção Contemporânea Gaúcha e Melhor Canção da 22ª Seara, entre outros diversos prêmios tradicionais nos festivais nativistas.
Outro destaque da Seara são os shows. No dia 27 tem Mano Lima, no dia 28 a animação fica por conta de Gaúcho da Fronteira e no dia 29 Luiz Marenco sobe ao palco. Haverá praça de alimentação e venda de bebidas durante o evento.
Programação
Confira a programação completa da 22a Seara da Canção Gaúcha e da 9a Searinha:
Sexta-feira (27/10)
20h – Seara da Canção Gaúcha
– Abertura
– Classificatória com cinco músicas da categoria local e dez músicas da categoria geral
23h – Apresentação de Mano Lima
00h – Tertúlia da Seara
Sábado (28/10)
20h – Seara da Canção Gaúcha
– Homenagem a Luiz Carlos Borges
– Classificatória com cinco músicas da categoria local e dez músicas da categoria geral
23h – Apresentação de Gaúcho da Fronteira
00h – Tertúlia da Seara
Domingo (29/10)
14h – Mateada Cultural
– Apresentações artísticas
– Lançamento do “Livro de Alumbramentos” e sessão de autógrafos com Gujo Teixeira
16h – Searinha
– Final com cinco músicas da categoria Piazito e cinco músicas da categoria Piá
– Apresentação do grupo Guris do Pampa
– Premiação da Searinha
20h – Seara da Canção Gaúcha
– Reapresentação dos campeões da 9a Searinha
– Final com cinco músicas da categoria local e dez músicas da categoria geral
22h30min – Apresentação de Luiz Marenco
23h30min – Premiação da Seara
RS2 Comunicação