Início » Victor Graeff planeja ações para enfrentar efeitos das chuvas

Victor Graeff planeja ações para enfrentar efeitos das chuvas

Município também busca auxiliar comunidades vizinhas

por Tainá Binelo
126 visualizações

Os efeitos das mudanças climáticas seguem sendo sentidos no Rio Grande do Sul. Até o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, na manhã de hoje, 07, as chuvas afetam 1.367.506 pessoas em 388 municípios, com 90 mortes e 361 feridos. Há 155.741 pessoas desalojadas e 48.147 pessoas em abrigos. Os desaparecidos chegam a 132. 

Em Victor Graeff, região norte do estado, a administração também busca alternativas para superar os impactos. O prefeito municipal, Lairton Koeche, pontua que, aos poucos, a situação vai voltando ao normal. “Nós estávamos novamente dando uma ‘cruzada’ pelos interiores. Já está praticamente tudo liberado. As estradas, claro, que estão em péssimas condições, devido às fortes chuvas. E tinha uma área isolada ainda. A saída para o asfalto está liberada. Durante a semana, a gente vai dando prioridade. Então, principalmente, começamos onde se cruza o micro-ônibus e também a produção leiteira”, ressalta. 

Publicado na edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo, 5, o Decreto 57.600 reitera o estado de emergência pública descrito no Decreto 57.596, de 1° de maio, e especifica os municípios atingidos. Atualmente, 336b integram a lista. Victor Graeff é um deles. “Nosso caso não é calamidade, né? Mas, temos que ir atrás de máquinas também. Vamos contratar máquinas para ajudar a fazer, então é importante que seja o mais breve possível a contratação. Sei que vai ser difícil, porque tem municípios que estão com mais necessidade, então a gente tem que entender isso também. Acho que em 60 dias, no máximo três meses, a gente deixa tudo em ordem de novo. Se a chuva colaborar e não fazer mais estrago no caso”, comunica Koeche. 

Além de auxiliar os munícipes, a administração pública também está contribuindo com comunidades vizinhas afetadas pelas chuvas. “Estamos desde sexta fazendo a arrecadação, inclusive em parceria com a comunidade. Vários mercados, várias entidades aí que também estão recolhendo, agropecuárias, na verdade todo o comércio está recebendo. Mas desde sexta-feira, ontem até inclusive, a nossa secretaria de saúde foi a Espumoso, foi ver como está a situação que está mais próxima nossa. Então, hoje vamos fazer mais algo lá, principalmente arrecadando material de limpeza, colchões, roupas de cama. Tem um bairro que está bastante atingido lá também. Já estamos nos mobilizando, vamos ajudar primeiro os vizinhos. Depois, para a região dos vales também, mas lá a gente entra em contato com o Passo Fundo”, comenta o Prefeito.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade